quinta-feira, 15 de julho de 2021

TE CONTEI? A HISTÓRIA DOS PLANOS CD e CV NO BRASIL

 


De São Paulo,SP.


O QUE ACONTECEU: 

Lá pelos idos de 1985 a VW do Brasil, assessorada por uma empresa de consultoria chamada MW (comprada em 1993 pela Mercer), do canadense André de Montigny e do americano Lawrence Woerner, revolveu implantar o 1º plano de contribuição definida (CD) no Brasil. Acontece que a lei de previdência complementar da época, a Lei nº 6.435/77, só previa planos de benefício definido (BD). O governo batia o pé e não abria mão da renda vitalícia. Então, para ter o plano aprovado, a MW criou uma jabuticaba: um plano CD na fase de formação da poupança, mas que pagava uma renda vitalícia (BD) na fase de concessão e foi chamado simplesmente de plano CD. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

“Fast forward”, vem a Lei 109/2001. Marlene Rainer e eu, convidados pela PREVIC, vamos a Brasília por volta de 2003-2004, apresentar a visão das consultorias sobre tendências do mercado. Na apresentação, chamamos a atenção para o § único do art. 7º que atribuía ao órgão regulador (PREVIC) a prerrogativa de normatizar os tipos de plano (o que não havia sido feito ainda). A partir daí, a jabuticaba ganhou o nome de plano CV e CD ficou alinhado com o conceito dos EUA que nao paga renda vitalícia. Segue o jogo.

CONCLUSÃO: 

É preciso entender o passado para projetar o futuro.


Grande abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.