segunda-feira, 19 de julho de 2021

TE CONTEI? A HISTÓRIA DOS ATUAIS CONTRATOS DE CONFISSÃO DE DÍVIDA DAS PATROCINADORAS DOS FUNDOS DE PENSÃO

 



 

De São Paulo,SP.


O QUE ACONTECEU: 

Em 2001 a então SPC - Secretaria de Previdência Complementar (atual PREVIC) divulgou o nome de 86 fundos de pensão e seus déficits atuariais na casa dos bilhões de reais, que ameaçavam o pagamento futuro dos benefícios. O valor dos déficits, que naquela época não tinham nenhum prazo para pagamento e se acumulavam indefinidamente, estava em um relatório encomendado pelo governo junto a Deloitte. A titular da SPC na época era Solange Paiva Vieira, cuja elegância e sorriso cativante lhe rendarem o apelido de “Musa da Previdência”. A divulgação dos nomes dos fundos deficitários causou um grande alvoroço e a comoção no mercado levou a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil a representar contra Solange no Ministério Público por crime contra o sistema financeiro nacional.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Diante do clima de “barata voa”, para evitar o risco sistêmico e o descrédito da previdência complementar, os fundos de pensão passaram a ser autorizados pelo governo a considerar como patrimônio as contribuições devidas e ainda não integralizadas pelas patrocinadoras, na forma de contratos de dívida entre as partes. Isso, naturalmente, equilibrou os enormes déficits atuariais dos planos e essa outra jabuticaba Brasileira pacificou o sistema. Ainda convivemos com a falta de uma legislação que determine o ponto em que um fundo de pensão deve ser liquidado por incapacidade de pagamento futuro dos compromissos com os participantes. Isso, aliado a cenários de quebra de patrocinadoras, que as impeçam de pagar suas dívidas com os fundos de pensão, tornam os contratos de confissão um problema cuja face mais visível pode ser vista em casos como o do Aerus da extinta Varig e outros mais recentes. Anos mais tarde Solange, uma economista carioca, foi responsável pela criação do fator previdenciário no cálculo do benefício do INSS. Segue o jogo.

 

CONCLUSÃO: 

É preciso entender o passado para projetar o futuro.


Grande abraço,

Eder.


Nota: No video acima, como é manufaturada uma ampulheta: https://www.youtube.com/watch?v=Irb2P2TcBq8





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.