sexta-feira, 30 de julho de 2021

TE CONTEI? A HISTÓRIA DE SUCESSO DO MAIOR PLAYER ATUAL NO SEGMENTO DE PLANOS INSTITUIDOS NO BRASIL

 



De São Paulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Corria o ano de 2003. A criação do primeiro fundo de pensão instituído a ser implantado por uma associação, estava a pleno vapor. Meu envolvimento na gestão do projeto chegou aos ouvidos do Nilton Molina (o pai), da Mongeral. Um belo dia ele me telefona e me pergunta: “Você costuma vir ao Rio?”. Eu respondo: “Sim, todo mês estou por aí para reunião de diretoria do IBA-Instituto Brasileiro de Atuária”. “Então passa aqui na próxima vez que estiver na cidade”, convida ele. Semanas depois, passo na sede da Mongeral e conversamos. Falamos do projeto que eu estava conduzindo e ele perguntou minha opinião sobre o futuro dos instituídos. Ponderei que tinham tudo para dar certo, mas o crescimento seria lento e gradual, como tudo em previdência. Molina, vira-se e diz: “Não acredito nisso não, isso aí não vai dar certo”. Terminada a conversa, agradeci gentilmente, me despedi e fui embora. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

“Fast forward”, Molina e a Mongeral são hoje responsáveis pelo maior “case” de sucesso dos planos instituídos no Brasil. Desenvolveram um modelo de negócios que resolveu o desafio de vender previdência individual via fundo de pensão. Uma enorme quantidade de corretores de seguros corre atrás dos potenciais participantes, a custo praticamente zero. Quando vendem o plano, são remunerados com base na taxa de corretagem das coberturas de risco (invalidez e morte) cujas contribuições vem acopladas às do plano de previdência. Todo mundo fica feliz! Com isso, a Mongeral vem nadando de braçada nesse mercado. É possível, hoje, desenvolver novos modelos de negócio para os fundos de pensão, da mesma forma que a Mongeral encontrou o deles, mas isso requer criatividade, inovação e como ensinou “Molinão”, sondando o que os concorrentes estão fazendo sem chamar a atenção deles para o que você vai fazer. Segue o jogo.

 

CONCLUSÃO:

É preciso entender o passado para projetar o futuro.


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.