De Sāo Paulo, SP.
Stacking é uma nova forma de receber ganhos passivos, que pode ser usada por quem quer poupar para o futuro. Pode ser uma peça essencial em estrategias de previdencia complementar no novo ecossistema digital.
O que é staking?
É o processo de “bloquear” criptoativos em um protocolo blockchain, para ajudar a validar as transações realizadas na rede de blockchain e mantê-la segura.
Em troca, o participante recebe recompensas periódicas (rendimentos passivos) na forma de mais cryptotivos.
Staking versus Previdência Complementar Tradicional
Em um futuro que já está batendo em nossas portas - no qual a previdência complementar terá que ser totalmente digital - o staking poderá:
Servir como complemento ou até substituto para os títulos públicos, nos portfólios de investimentos da previdencia complementar.
Oferecer rendimento automático e on-chain (no blockchain), creditados diretamente nas carterias digitiais do participante, sem a necessidade de intermediários financeiros.
Democratizar ainda mais o acesso a ganhos passivos, especialmente para pequenos poupadores e trabalhadores informais.
O que hoje parece um cenário futurista — previdência complementar em wallets, transacionada via stablecoins e complementada por staking — está mais próximo do que imaginamos.
As tecnologias já existem, os cases de uso se multiplicam e a demanda por um sistema mais ágil e inclusivo é crescente.
👉 O desafio para os fundos de pensão e reguladores será repensar o modelo atual, sob risco de serem simplesmente canibalizados por essa nova economia digital.
👉 A oportunidade será abraçar esse movimento, criando produtos compatíveis com esse novo paradigma — finalmente, levando a previdência complementar para as massas.
Grande abraço,
Eder.
Opiniōes: Todas minhas | Fonte: “Staking vs Saving”, produzido por Ledger | “What is Crypto Staking”, produzido por OSL Academy | “What is Crypto Staking”, produzido por Kraken.
Disclaimer: (i) Esse artigo foi escrito com uso de IA, baseado em prompts do autor e informações das fontes citadas; (ii) Não deveria ser preciso dizer isso, mas receio ter que deixar explicito: esse texto não é aconselhamento financeiro, não é orientação de investimentos, não recomenda a compra de nenhum ativo real ou digital, nem de valores mobiliários, nem de coisa nenhuma. Aja com prudência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário