terça-feira, 17 de agosto de 2010

NKL2 coloca em discussão: A previdência social deveria levar em conta a menor expectativa de vida dos pobres?

De São Paulo, SP.

A NKL2 está iniciando uma discussão que pode levar a resultados interessantes. O  governo deveria considerar as desigualdades na expectativa de vida entre as pessoas de alta renda e os cidadãos de baixa renda, ao se processar o cálculo do benefício da previdência social?

Essa é uma discussão em torno do essencial objetivo do sistema de previdência mantido pela união. Tal objetivo, inerente a qualquer sistema de previdência social, é atender aos menos favorecidos em seus diversos níveis. 

“As pessoas de baixa renda são mais dependentes do benefício da previdência governamental e a expectativa de vida dessa classe de renda deveria ser considerada separadamente, ao invés de se adotar a expectativa geral de vida da população brasileira”, sim ou não?

O INSS é a única segurança financeira das pessoas mais necessitadas. Essas pessoas, de baixa renda, em geral, tem um estilo de vida menos saudável e morrem vários anos mais cedo do que os grupos sociais mais favorecidos e com renda mais alta. Nos países mais desenvolvidos essa diferença na longevidade pode, em média, ser de até 10 anos. 

O fator previdenciário, por exemplo, foi construído com base na expectativa de vida média do brasileiro e ao ser adotado no cálculo do benefício do INSS a disparidade entre a longevidade dos mais ricos e a dos mais pobres é ignorada.

Em consequência, os indivíduos de baixa renda que são justamente os mais dependentes da renda de aposentadoria fornecida pelo governo, acabam sendo os que mais perdem.

Se essa questão, levantada aqui, fosse adoatada, haveria sem dúvida uma justiça previdenciária maior. Segregar no cálculo do benefício do INSS a expectativa de vida dos grupos menos favorecidos na socidade, não implicará em custo maior para o governo se a mesma segregação for feita em relação a expectativa de vida dos grupos mais favorecidos.

Será apenas uma forma mais inteligente de se distribuir a renda e atender prioritáriamente aqueles que mais precisam de uma previdência governamental.

Dê sua opinião. Envie seu comentário.

Abraço,
Eder.

Um comentário:

Anônimo disse...

péssima idéia. A previdência já está sobre carregada, e aumentar o beneficio da classe baixa que contribui bem menos do que a classe media, com o argumento de que morrem mais cedo é deprimente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.