terça-feira, 16 de novembro de 2010

Em 2050 as máquinas já terão transcendido a consciência humana. Fico pensando, como será a aposentadoria ...

De São Paulo, SP.

Aos 5 anos de idade ele se declarou um inventor. Aos 17 construiu um computador que compunha a própria música. Nos anos 80 ele construiu um piano eletrônico para o Steve Wonder e atualmente está trabalhando com o co-fundador da Google, Bill Gates, para tentar solucionar o problema dos altos preços da energia através da energia solar.

O homem que Bill Gates chama de visionário, Ray Kurzweil, diz que a evolução exponencial da tecnologia é inevitável e estima que o conhecimento dobre a cada geração.

Ele previu que por volta do ano de 2045 seremos um misto de homem e máquina e denominou essa fusão de “Singularidade”. A Singularidade só será possível, segundo Kurzweil, porque nossa civilização terá multiplicado por mais de um bilhão a inteligência e a capacidade intelectual das máquinas (computadores).

Pelas projeções de Kurzweil os computadores, que no ano 2000 tinham capacidade e nível de conhecimento equivalentes ao cérebro de um inseto, serão em 2020 tão espertos quanto um rato, em 2040 tão inteligentes como um homem e em 2080 as máquinas terão capacidade e conhecimento equivalentes ao cérebro de todos os seres humanos juntos .... e essa capacidade continuará a crescer.  

Nos próximos 50 anos a tecnologia avançará 32 vezes mais do que toda a evolução observada ao longo dos últimos 100 anos.

“Dez anos atrás se eu tivesse que te enviar um filme eu te mandava um pacote pelo correio. Hoje eu te envio um email com um arquivo anexo, da mesma forma que eu posso te enviar um arquivo de música ou um livro. Tudo isso pode ser enviado agora na forma de arquivos com informações, coisas que costumavam ser produtos físicos. Cada vez mais os produtos físicos serão simples anexos de email. Quando dominarmos plenamente a nano-tecnolgia e formos capazes de reorganizar matéria e energia no nível molecular, seremos capaz de te enviar por email uma torradeira, uma torrada ou um óculos. O que consideramos produtos físicos serão apenas arquivos com informação”, ensina Kurzweil.

Um computador passa no “Teste de Turing”, que mede o avanço da Inteligência Artificial, se uma pessoa interagindo com esse computador não for capaz de dizer se está lidando com um ser humano ou com uma máquina.

Hoje os computadores só conseguem enganar um ser humano em 25% a 30% das vezes, mas Kurzweil estima que em 2029 isso ocorrerá em 100% das vezes, ultrapassando o “Teste de Turing”.

Nesse ponto, a realidade virtual dominará o mundo das máquinas ... e o nosso também.

Retornando ao título desse post, cabe a pergunta: Como será a aposentadoria num mundo dominiado por "seres singulares", que não morrem nunca....?
Assista ao vídeo “A Singularidade de Ray Kurzweil” onde ele é entrevistado e veja o trailer do documentário sobre ele. Use os links abaixo.

Forte abraço,
Eder.


">



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações

As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.