De Sāo Paulo, SP
Marketing pode ser um assunto bastante árido, quando se trata de planos de previdência complementar e fundos de pensāo.
Poupança para a aposentadoria nāo está entre os assuntos mais interessante para uma conversa com os amigos e nāo agrega nenhuma emoção no dia a dia das pessoas.
Nem por isso, fundos de pensão precisam ser chatos e enfadonhos ao fazer marketing de seus produtos e negócios.
Se tem algo que aprendi quando fiz minha especialização em Propaganda & Marketing nos anos 80, na ESPM – RJ, foi que adicionar humor ao conteúdo de propaganda pode ajudar a construir uma conexão com a audiência e converter potenciais clientes em leais seguidores.
Um estudo da firma de consultoria Nielsen – uma das líderes globais em inteligência de mercado e comportamento do consumidor – analisou a eficácia de 4 mil comerciais.
O estudo revelou que as propagandas feitas com uma pitada de humor:
· Criam uma conexão melhor da marca com o consumidor;
· Tem maior apelo junto ao público-alvo;
· Sāo mais lembradas ao longo do tempo (maior recall); e
· Geram maior intenção de compra.
Afinal, quem não gosta de rir e fazer os outros rirem? Todos nós gostamos de enviar posts engraçados para parentes e amigos. Isso não é exceção quando se trata de comerciais e quando isso acontece, a marca viraliza!
Até as marcas mais sérias podem usar o humor para se conectar com o publico. É isso que você vê nos exemplos a seguir das marcas Tampax (absorvente feminino), Durex (marca britânica de preservativos), Softner (amaciante de roupa) e até do Post-it (bloco de notas adesivas da 3M).
De acordo com pesquisas de Neuromarketing, “diversāo” é um dos cinco principais impulsionadores do comportamento humano.
O humor não tira a seriedade da missão de garantir aposentadorias e se buscar um futuro financeiramente seguro. Pelo contrário, aproxima o público de um tema que ele normalmente evita ou ignora.
O segredo está em mostrar que planejamento financeiro para o futuro pode ser leve, divertido e até… compartilhado no grupo de família no WhatsApp.
Porque, no fim, se ninguém presta atenção no seu plano e previdencia complementar, nāo adianta nada ter o melhor fundo de pensão do mundo.
Grande abraço,
Eder.
Opiniões: Todas minhas | Fontes: “How do you make your advertising funny?“, escrito por Colleen Backstrom .
Disclaimer: Esse artigo foi escrito com uso de IA, baseado em prompts do autor e informações das fontes citadas.






Nenhum comentário:
Postar um comentário