sábado, 13 de setembro de 2025

COMO FAZER SEU FUNDO DE PENSĀO SER NOTADO PELO PÚBLICO

 


De Sāo Paulo, SP

Marketing pode ser um assunto bastante árido, quando se trata de planos de previdência complementar e fundos de pensāo.

Poupança para a aposentadoria nāo está entre os assuntos mais interessante para uma conversa com os amigos e nāo agrega nenhuma emoção no dia a dia das pessoas.

Nem por isso, fundos de pensão precisam ser chatos e enfadonhos ao fazer marketing de seus produtos e negócios.

Se tem algo que aprendi quando fiz minha especialização em Propaganda & Marketing nos anos 80, na ESPM – RJ, foi que adicionar humor ao conteúdo de propaganda pode ajudar a construir uma conexão com a audiência e converter potenciais clientes em leais seguidores.

Um estudo da firma de consultoria Nielsen – uma das líderes globais em inteligência de mercado e comportamento do consumidor – analisou a eficácia de 4 mil comerciais.

O estudo revelou que as propagandas feitas com uma pitada de humor:

· Criam uma conexão melhor da marca com o consumidor;

· Tem maior apelo junto ao público-alvo;

· Sāo mais lembradas ao longo do tempo (maior recall); e

· Geram maior intenção de compra.

Afinal, quem não gosta de rir e fazer os outros rirem? Todos nós gostamos de enviar posts engraçados para parentes e amigos. Isso não é exceção quando se trata de comerciais e quando isso acontece, a marca viraliza!

Até as marcas mais sérias podem usar o humor para se conectar com o publico. É isso que você vê nos exemplos a seguir das marcas Tampax (absorvente feminino), Durex (marca britânica de preservativos), Softner (amaciante de roupa) e até do Post-it (bloco de notas adesivas da 3M).


De acordo com pesquisas de Neuromarketing, “diversāo” é um dos cinco principais impulsionadores do comportamento humano.

O humor não tira a seriedade da missão de garantir aposentadorias e se buscar um futuro financeiramente seguro. Pelo contrário, aproxima o público de um tema que ele normalmente evita ou ignora.

O segredo está em mostrar que planejamento financeiro para o futuro pode ser leve, divertido e até… compartilhado no grupo de família no WhatsApp.

Porque, no fim, se ninguém presta atenção no seu plano e previdencia complementar, nāo adianta nada ter o melhor fundo de pensão do mundo.



Grande abraço,

Eder.


Opiniões: Todas minhas | Fontes: How do you make your advertising funny?“, escrito por Colleen Backstrom .

Disclaimer: Esse artigo foi escrito com uso de IA, baseado em prompts do autor e informações das fontes citadas.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.