SUSTAINABLE INVESTMENT FORUM EUROPE 2020 – PARTE 2
De São Paulo, SP.
A grande questão é como mensurar o nível de “descarbonização” e nível ESG das dívidas soberanas, i.e., títulos públicos dos países? Case interessante do NEST – National Employement Savings Trust (foto), fundo multipatrocinado controlado pelo governo Britânico: Plano CD, patrimônio de £$13Bi, 800 mil patrocinadoras e 9 milhões de participantes c/ idade média < 30 anos: 78% acreditam que os investimentos do fundo não estão alinhados com seus valores e >50% estão dispostos a escolher perfis de investimentos sustentáveis. Minha dica: temos uma oportunidade interessante para os fundos de pensão Brasileiros que ao se afastarem dos títulos públicos (juros praticamente zero) terão uma excelente chance de faze-lo privilegiando aspectos ESG nos novos investimentos.
Conclusão dessa manhã: os governos terão papel crucial para os países atingirem ate 2050 a meta "net zero" do Acordo de Paris. Grande verdade, anteontem o BACEN informou que vai implementar as recomendações da TCFD para que empresas e instituições financeiras divulguem informações relativas aos impactos das mudança climáticas em seus negócios. Quer apostar que a próxima regulamentação nesse sentido vem da PREVIC?
Quem quiser assistir a Pate 2 (5am as 6h30am BRST de hoje):
As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".
Código de Conduta
Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial
Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.
KISSMETRICS
Aniversário
Pesquisar este blog
Mestre em Administração Profissional pela EAESP/FGV, Bacharel em Ciências Atuariais pela UFRJ,com especialização em Propaganda & Marketing pela ESPM-RJ e em Governança Corporativa pelo IBGC. Mais de 25 anos de atuação no mercado de previdência complementar, Membro nº 641 e ex-Diretor do Instituto Brasileiro de Atuária e ex-Professor do MBA de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da USP/FIPECAFI. Gerenciou inúmeros projetos internacionais e regionais na área de benefícios, tendo morado em Jacksonville, FLA-EUA e em Lincolnshire, CH-EUA. Ocupou cargos de alta gerência e direção nas maiores empresas globais de benefícios, em fundos de pensão, em seguradoras e em bancos.
Desenvolve Pesquisas, Projetos e Palestras sobre Previdência, Seguros (RE), Benefícios a Empregados, Programas de Saúde, Economia Comportamental, Neuromarketing e Investimentos Responsáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário