De São Paulo, SP.
O Norges Bank Investment Management (NBIM) é um braço do banco central da Noruega responsável por investir os €$ 970BI em ativos do fundo soberano do país, que incluem as reservas do programa de previdência governamental, o Government Pension Fund Global.
Em recente resposta à consultas, o NBIM enfatizou o papel dos conselhos para uma boa governança e listou os seguintes aspectos como os mais relevantes: i) clareza ao liderar e composição do board, que deve ser caracterizado por um colegiado com conhecimentos relevantes; ii) independência, competência, experiência no setor e diversidade de perspectivas; e iii) contribuição para a sociedade. As empresas que optaram por articular um proposito, dizem, precisam adotar uma abordagem que traduza esse proposito detalhadamente em cultura, estratégia, metas e ações.
E foram além: os conselhos devem estabelecer a remuneração da diretoria executiva de forma transparente e a remuneração deve ser desenhada de maneira a alinhar os interesses do presidente (CEO) com os da organização e seus acionistas, assegurando uma performance que crie valor e seja sustentável no longo prazo.
Por fim, os boards devem assegurar que os relatórios divulgados pela organização reflitam todos os riscos materiais e oportunidades para sua sustentabilidade.
Excelente benchmark para nossos fundos de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário