De São Paulo, SP.
O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO:
Os cerca de 250 maiores fundos de pensão britânicos, com patrimônio superior a £$ 1bn, terão que divulgar publicamente a partir de 2023 os riscos que seus participantes correm em função das mudanças climáticas e o que farão para atingir a meta de emissão zero de carbono. Já a partir de 2022 a regra será obrigatória para os cerca de 100 fundos com patrimônio > £$ 5bn. Os fundos terão que seguir a governança, gestão de risco, métricas e diretrizes do TCFD-Taskforce on Climate-related Financial Disclosures. O Reino Unido será a sede da COP26 no ano que vem, em Glasgow.
PORQUE ISSO É IMPORTANTE:
Todos os 195 países que assinaram o acordo de Paris (COP21) em 2015, Brasil inclusive, terão que cumprir as regras de emissão zero de carbono até 2050, visando limitar o aquecimento global a menos de 2,0c até o fim desse século. Os fundos de pensão dos países que empurrarem o assunto com a barriga, terão problemas sérios daqui a poucos anos, com agências de rating, imagem institucional, pressão social, retorno dos investimentos e regulamentação.
CONCLUSÃO:
O conselho deliberativo do seu fundo de pensão está a par do assunto? Ou vai pedir desculpas em 2032 junto com os lideres do video de deepfake abaixo? Adotar os princípios ESG é apenas o 1º passo de uma longa caminhada ...
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Hundreds of UK pension schemes to fall under climate risk reporting rules, escrito por Michael Holder
Nenhum comentário:
Postar um comentário