De São Paulo, SP.
O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO: A adesão automática mostrou um efeito que merece atenção. Quando um participante muda de empregador, acaba deixando para trás no antigo fundo de pensão, saldos de pequeno valor. O Ministério do Trabalho Britânico (Dept. for Work & Pensions) está preparando legislação para que os saldos de pequeno valor sejam automaticamente transferidos para o fundo de pensão do novo empregador, a menos que o participante opte pelo contrário.
PORQUE ISSO É IMPORTANTE: O problema é universal, no Brasil acontece o mesmo com o agravante de que os saldos acabam sendo perdidos para sempre porque os planos cobram taxas de administração que “zeram” os saldos em poucos anos. Inexistem dados no Brasil, mas a montanha de dinheiro que foi ficando para trás nos EUA quando os americanos mudam de emprego, de acordo com um relatório de 2017 da NBC News, soma US$ 2 TRI.
CONCLUSÃO: Escrevi sobre isso no ano passado (artigo: aqui), mostrando que a tecnologia do blockchain poderia resolver isso. Se nada for feito, os pequenos saldos, injustamente, vão continuar financiando a administração de fundos de pensão em detrimento das pessoas que mais precisam desse dinheiro.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Artigo LCP: "Pot-follows-members" could solve small pots problem, escrito por Benjamin M.
Credito de Imagem: https://www.maisvaidosa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário