segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

TE CONTEI? O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O CONSELHO DELIBERATIVO MODERNO DE UM FUNDO DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Como será o mercado de trabalho daqui a 6 meses? Quais serão as novas demandas do público após a pandemia, que exigências os participantes farão aos seus fundos de pensão? Planejamento estratégico de longo prazo sempre foi um exercício de adivinhação, hoje é quase um trabalho de cartomante e até os economistas reconhecem que suas projeções atuais nunca foram um chute tão grande. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Para responder de forma apropriada às mudanças externas, que antes costumavam levar décadas para ocorrer, não mais, o conselho de um fundo de pensão deveria dar liberdade para a diretoria implementar mudanças. Não é mais aceitável que os gestores identifiquem um desafio e tenham que esperar a próxima reunião do conselho e um lento processo de aprovação para poder agir. ”Agilidade” deveria estar no centro das estratégias de fundos de pensão e empresas em geral. Quem diz isso é a McKinsey, eu concordo. Para isso, os conselhos precisam mostrar mais confiança em suas diretorias, dando-lhes espaço para experimentar e permissão para errar, deveriam des-enfatizar hierarquias rígidas e enfatizar planejamento baseado em "objetivos", ao invés de planejamento baseado em "tarefas". Debbie Lovich, Diretora da BCG definiu didaticamente a situação atual: as estruturas de trabalho (nas empresas) são baseadas em normas da revolução industrial, um paradigma que já estava ultrapassado antes mesmo da pandemia. “Você tinha um trabalho fixo porque buscávamos a eficiência de trabalhos repetitivos. Hoje as coisas estão mudando tão rapidamente, que não queremos mais isso, queremos pessoas que pensem, que possam mudar, ser realocadas”, disse ela numa entrevista a Revista Fortune.


CONCLUSÃO: 

O medo de errar, natural no ser humano, é uma das razões que impede os conselhos de tentar coisas novas e de aprovar inovações disruptivas. “Somos tão avessos a risco que achamos que não fazer nada é o caminho para evitar risco quando na verdade, não fazer nada é o caminho mais arriscado. Temos que nos sentir confortáveis com o desconforto”, arremata Debbie Lovich. Assino embaixo e vou alem. Não fazer nada é o caminho mais curto para o fim, seja de um fundo de pensão, seja de uma empresa consolidada.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: The importance of empowering employees, escrito por Aman Kidwai

 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.