De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
O rendimento total nos mercados de ações, ou seja, o retorno do investimento incluindo dividendos, estão negativos pela primeira vez na história econômica dos EUA (gráfico acima). A conjuntura do Brasil e de outros países pode até ser diferente da americana - marcada por juros reais negativos e um mercado acionário caminhando para picos de “valuation” das cias devido a expectativas injustificáveis do investidor - mas como se costuma dizer, quando os EUA dão um espirro, o resto do mundo pega resfriado.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O ajuste dessa distorção nos EUA provavelmente virá através do aumento dos juros e de uma queda brusca e acentuada das bolsas americanas. Indicadores macro e microeconômicos sugerem a volta de um ambiente de investimentos com alta volatilidade, contrastando com a baixa volatilidade da última década. Cenários onde a volatilidade é elevada representam riscos consideráveis para os investidores menos antenados, mas também apresentam grandes oportunidades para o investidor preparado. Seja como for, a estrada será esburacada esse ano.
CONCLUSÃO:
Aperte o cinto e se mantenha informado, vivemos num mundo que não passa muito de uma taba global, o que acontece numa oca repercute no resto da aldeia. Nos planos CD cabe ao participante gerenciar adequadamente sua poupança individual. O risco é todo dele e o que vai determinar o tamanho da renda, se vai ser maior ou menor, uma consequência dessa gestão.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: The Capital, escrito por Jonathan Baird.
Nenhum comentário:
Postar um comentário