sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

TE CONTEI? PORQUE É TÃO IMPORTANTE ACOMPANHAR INDICADORES E O QUE DIZ O CRESCIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO NOS EUA P/ OS FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

A reviravolta causada pela pandemia na dinâmica do mercado de trabalho é conjuntural, temporária e uma acomodação virá cedo ou tarde, mas se você quiser enxergar a floresta ao invés da árvore, precisará olhar a foto de uma distância maior. O Congressional Budget Office – uma agência governamental bi-partidária que fornece aos congressista americanos projeções econômicas - estima que a força de trabalho nos EUA vá crescer meros 0,2% ao ano entre 2024 e 2031. O gráfico acima mostra o (de)crescimento da força de trabalho americana a cada década desde os anos 70. Conjugando esses indicadores pode-se concluir que, diferente do passado, quando sobravam empregados se estapeando pela mesma vaga, as empresas NÃO terão mais uma enxurrada de empregados lutando para preencher posições vazias. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Na década de 2010 os millenials estavam entrando maciçamente no mercado de trabalho, os baby-boomers ainda continuavam trabalhado a pleno vapor, o mercado de trabalho havia encolhido e ainda estava se ressentindo da depressão econômica causada pela crise financeira global de 2008, mesmo que no agregado a força de trabalho estivesse decrescendo, sobravam trabalhadores e as empresas deitavam e rolavam com a mão-de-obra barata. A década de 2020 e além prenunciam tempos difíceis para as empresas, com os baby-boomer se aposentando, os millenials se aproximando da meia-idade, a quantidade de trabalhadores da Gen Z comparativamente menor que a das anteriores, taxas de fertilidade (nº médio de filhos por mulher) despencando e envelhecimento populacional. Isso vai favorecer os empregados na batalha por talentos e o perfil demográfico brasileiro não é muito diferente do americano. 


CONCLUSÃO: 

A falta de trabalhadores deverá acelerar a automação e ir reduzindo ainda mais a quantidade de empregados nas empresas, com impactos negativos na escala necessárias para fundos de pensão existirem no formato atual. Nos EUA já se pode alugar um robot-temp (um robô temporário) por US$ 8/hora contra um trabalhador humano que custa um salário-mínimo de US$ 15/hora (mais aqui: https://bit.ly/33GsuJU). Mais do que nunca, planos de previdencia poderão ser um diferencial na atração e retenção de empregados, só que reformatados. A sorte favorece os preparados, revolucione o conselho do seu fundo de pensão e seja sortudo! 


Grande abraço,

Eder.



Fonte: “Hard math of the labor shortage”, escrito por Neil Irwin


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.