quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Disruptura: a previdência lego e o futuro das finanças mudarão para sempre o modelo de negócios da previdência complementar - PARTE 4

 



De São Paulo, SP.

Novas tecnologias vão te levar seu fundo à versão 1.2, mas não ao fundo de pensão 3.0  

Robotic Process Automation ou RPA é uma tecnologia desenhada para automatizar processos de negócios baseados em regras estruturadas e repetitivas, liberando as pessoas para focarem em atividades que agreguem valor ao negócio.

A automação impactará todos os setores e os fundos de pensão não são exceção. Estudo da Gartner (https://gtnr.it/37M5sBc) prevê que ate 2022, 85% das grandes organizações terão desenvolvido alguma forma de RPA. Nas pequenas e medias será apenas uma questão de tempo.


Muita gente confunde transformação digital com a mera digitalização de processos analógicos. RPA é parte de uma mudança mais abrangente pela qual as organizações estão passando em meio à “tempestade perfeita” de novas tecnologias como IA – Inteligência Artificial, ML – Machine Learning, big-data, robótica e IOT – Internet of Things. 

A utilização de tecnologias digitais e de todas essas inovações tecnológicas, porém, por si só não é capaz de levar os fundos de pensão a transformação necessária em seu atual modelo de negócios. Conforme venho martelando em meus artigos e posts, distuptura não é fazer mais rápido e melhor aquilo que você fazia antes, disruptura é tornar irrelevante aquilo que era feito antes.

O modelo de negócios baseado em ecossistemas terá impacto em inúmeros aspectos dos fundos de pensão. Na figura abaixo pode-se ter uma ideia do alcance das mudanças.  

O modelo de ecossistemas alavancado pela criptoeconomia tem potencial infinito

A chegada dos ativos digitais que se iniciou com criptomoedas tipo Bitcoin e Ethereum e está caminhando a passos largos para os CBDC – Central Banks Digital Currencies, as moedas digitais emitidas pelos governos dos diversos países, deverá transformar o sistema financeiro atual.

Ao acrescentarmos os ativos digitais e todas as demais inovações da criptoeconomia aos ecossistemas da previdência lego, um novo mundo de soluções surgirá para os fundos de pensão.

A figura abaixo é na verdade um slide que apresentei em um curso da ABRAPP sobre Fundos de Pensão 3.0.


Como adaptar o modelo de negócios do seu fundo de pensão à previdência lego?

Voltando ao fondue (início desse artigo), ainda que não tivesse a mínima ideia desse conceito o gerente do supermercado percebeu que, associado ao inverno, existia um “ecossistema gastronômico”, parte de um ecossistema maior de “estilo de vida”.

Então, criou (literalmente) uma plataforma embutindo | integrando todos os produtos que qualquer pessoa precisaria para criar uma experiência gastronômica “à la Suíça Francesa”, em família ou entre amigos. Uma experiência do consumidor muito agradável e satisfatória para mim e sem dúvida alguma para inúmeros outros clientes, que muito provavelmente deu uma bela alavancada nas vendas da loja.

Fazer isso em fundos de pensão é um pouco mais complexo, mas os princípios são exatamente os mesmos. Dada a amplitude e diversidade de ecossistemas, o fundo de pensão pode desempenhar múltiplos papéis. Pode ser o dono da plataforma que vai oferecer todas as soluções ou o orquestrador que vai agregar os produtos e serviços ou o fornecedor de produtos específicos que integrarão uma solução mais ampla.

O tamanho do sucesso vai depender da habilidade dos fundos de pensão adotarem o novo paradigma enquanto os ecossistemas não estiverem congestionados. Em outras palavras, ganharão mais aqueles que perceberem a mudança de paradigma e saírem na frente.

Isso requer liderança, apetite para assumir riscos calculados, habilidade para se mover rapidamente, capacidade para construir parcerias dentro e fora do segmento de previdência e seguros e forte capacitação tecnológica.

O fundo de pensão que decidir abraçar a previdência lego ao invés de ser alvo preferencial de disruptura do atual modelo de negócios, precisará adotar uma estratégia que permita avançar em duas frentes paralelas. A primeira focada na operação atual, otimizando o modelo de negócios corrente, retendo e aumentando a atual base de clientes. A segunda, focada em inovações, usando uma plataforma de tecnologia digital baseada em nuvem, com capacidade avançada de análise de big-data e integração de serviços de terceiros via APIs. 

O mais importante, porém, é uma visão clara da expectativa e jornada do consumidor, combinada com a capacidade de montar um ecossistema abrangente de parceiros, produtos, serviços, dados e tecnologia.

Somente o tempo dirá se a previdência lego será mesmo o novo paradigma na indústria de previdência complementar e pelo sim, pelo não, sugiro que seu fundo de pensão esteja preparado.

Enquanto o futuro não chega, fico com um ditado que aprendi nos anos 80 durante meu tempo de cursinho preparatório para o vestibular no Rio de Janeiro: “cobra que não se mexe, não engole sapo!” 

Espero que você tenha gostado desse longo artigo (TL;DR) e estou por aqui caso queira trocar ideia sobre esses conceitos e revolucionar o conselho do seu fundo de pensão.

Grande abraço,

Eder.

 

Fonte: Adaptado do webinar “Innovation Trailblazer Series: Digital Ecosystems & The Future of Life, Annuites and Benefits”, da SVIA – Silicon Valley Insurance Accelerator e do podcast “Fintech Can Be a 1.5 Bridge Into 2.0 DeFi, no qual Camila Russo do The Defiant entrevista Simon Taylor da 11:FS.  



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.