De São Paulo, SP.
O QUÊ ESTÁ ACONTECENDO:
Na velha era da produção industrial os consumidores sonhavam em “ter” um produto, então as empresas eram obcecadas em otimizar a fabricação e distribuição dos seus produtos e o foco estava na cadeia de suprimentos, na manutenção de estoques “just in time”, na melhoria dos canais de distribuição etc. Os velhos tempos da propriedade dos produtos deram lugar a novos tempos em que ninguém liga mais para propriedade das coisas, elas valorizam é o uso delas. Comprar uma revista (ter) deu lugar a um serviço de assinatura para ler a revista (usar).
POR QUÊ ISSO É IMPORTANTE:
A obsessão de hoje passou a ser quantificar a experiência do consumidor - Customer Satisfaction Scores (CSAT), Net Promoter Scores (NPS) Qualtic Surveyes etc. Está surgindo um verdadeiro complexo militar dedicado a entender os hábitos dos consumidores. O diagrama acima, que mais parece o mapa de uma cidade medieval, mostra as 8 mil empresas que se lidam com plataformas analíticas baseadas em dados do consumidor.
CONCLUSÃO:
Seu fundo de pensão conhece a fundo o consumidor (participante) ou apenas pensa que conhece? Já criou um perfil de investimentos ESG?
Grande abraço,
Eder.
Fonte: "What Twilio's bold move signals", escrito por Tien Tzuo
Nenhum comentário:
Postar um comentário