De São Paulo, SP.
Era o inicio dos anos 90, há cerca de 30 anos, quando falei pela primeira vez em um evento de grande porte. Foi num congresso da ABRAPP (associação brasileira dos fundos de pensão) que aconteceu em Salvador-BA.
Fui apanhado de surpresa uma hora antes da apresentação, não tive tempo para me preparar (apesar de dominar o assunto). Eu tinha 20 e tantos anos e conforme se diz no interior, " tremi feito vara verde" diante de um publico que totalizava naquela época ... 600 pessoas.
Apresentei o resultado de um estudo feito pela Comissão Tecnica de Benefícios da ABRAPP mostrando a corrosão dos salários e benefícios pela inflação dos 20 anos anteriores. Fiquei com trauma de falar em publico, que levou um bom tempo para eu superar.
Nessas três décadas muita coisa mudou. No congresso da ABRAPP de 2021 teremos mais de 4 mil participantes. Tenho 50 e tantos anos hoje, casei, tive filhos, plantei várias árvores, escrevi um livro intitulado "Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão", e já não tremo (tanto - hahahaha) quando falo em público.
O evento será totalmente virtual (sem Internet naquela época, simplesmente não teria acontecido em Salvador).
Fiquei honrado com o convite da ABRAPP para falar numa plenária com "gigantes" em governança de conselhos de empresas de capital aberto, compartilhando "as coisas" que venho aprendendo sobre conselhos de fundos de pensão.
Da mesma forma que ninguém dirige um carro com o assento do motorista virado para o vidro de traz, vamos lançar um olhar para o futuro dos conselhos - esses órgãos máximos das organizações -através do para-brisas, sem descuidar do espelho retrovisor.
Esteja você onde estiver, vamos lá nos divertir um pouco enquanto trabalhamos. Será no proximo dia 21 de outubro das 14h45 as 16h15.
Grande abraço,
Eder
Nenhum comentário:
Postar um comentário