Esse título (do post) foi o titulo da Plenária 4 do 42º Congresso Brasileiro de Previdência Privada, não poderia estar mais alinhado com tudo que vem acontecendo no mundo. Adorei dividir o bate papo com dois gigantes em governança de conselhos, o Alexandre di Miceli e a Rachel Maia - fiquei fã dessa mulher incrível!
Conforme falei hoje, vejo como indutores das mudanças nas organizações: a tecnologia e as transformações demográficas. As novas gerações estão chegando e vão assumir posições no topo das empresas muito em breve. O mundo em que viveremos será definido pelo modo que elas pensam, os valores que elas têm e a visão de mundo delas, que são radicalmente diferentes das gerações precedentes.
Esses valores se baseiam em justiça social, preservação do ½ ambiente, diversidade & inclusão, conexão com comunidades, elas não curtem o consumismo, preferem experiências a posse de bens e vão viver em um mundo totalmente digital, sem $$$ em papel.
Temos nos fundos de pensão um desafio monumental à frente porque precisamos "pivotar" um modelo de negócios centenário e prepará-lo para atender as demandas das novas gerações, ao mesmo tempo em que carregamos o modelo de negócios antigo administrando o legado dos planos BD e CV. O chamado Dilema da Inovação é complexo, caro e desafiador.
Qual o caminho? Conforme disse o filósofo Chinês Confúcio: “não procure encontrar as respostas, procure compreender as perguntas”.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário