De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Uma pesquisa feita pelo Chartered IIA - Institute of Internal Auditors com 700 Chief Audit Executives revelou os riscos mais impactados pela pandemia: 45,5% responderam “cultura organizacional”. O modelo de trabalho híbrido limita as interações face-a-face e isso vem reduzindo o impacto dos processos que existem hoje voltados para construção de uma forte cultura corporativa. A sugestão é que o assunto seja discutido com os conselheiros o mais cedo possível, para que seja desenvolvida e implementada uma estratégia de gestão, antes que uma crise se instale.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Outra pesquisa (adoro pesquisas!) mostra que 42% dos profissionais que viajavam a serviço, não pretendem mais continuar a fazê-lo depois da pandemia. O que 40% deles pretendem fazer é tirar “workations”, algo tipo “trabérias” em português - misturando férias e lazer com trabalho. Ou seja, o futuro do trabalho vai causar impactos mesmo na cultura organizacional, com possíveis desdobramentos para os fundos de pensão. A GenZ não trabalha em empresa cujos propósitos e valores não se alinhem aos deles e o vácuo cultural que está sendo criado pelo trabalho híbrido pode ser um enorme problema para a imagem das corporações. Os aspectos ESG são medidos pelos investidores institucionais por meio de métricas e indicadores, mas nada disso adianta se as ações das empresas estiverem desalinhadas com a percepção dos consumidores e dos talentos que querem atrair.
CONCLUSÃO:
O problema não está apenas na incapacidade dos processos atuais das empresas continuarem reforçando a cultura organizacional criada para o "passado do trabalho", o problema maior - que as empresas parecem ainda não ter percebido - é que elas precisam forjar uma “nova cultura organizacional”, condizente com o "futura do trabalho". Esse sim, deveria ser o principal assunto dos conselhos, principalmente dos fundos de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Fontes: Internal auditors sound alarm on culture during Covid, Starling e When It Comes to Travel, Blended Is the New Business, escrito por Lindsey Roeschke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário