quinta-feira, 31 de março de 2022

TE CONTEI? MILTON FRIEDMAN DISSE UMA VEZ QUE “INFLAÇÃO É TRIBUTAÇÃO, SEM LEGISLAÇÃO”, MAS PARECE QUE MUITA GENTE FALTOU ESSA AULA

 



 


 

De São Paulo, SP.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

O economista Milton Friedman pegou carona no slogan “no taxation without representation”, usado pelos colonos entre os anos de 1750 e 1760 que protestavam nas 13 colônias na América, contra tributos estabelecidos no distante parlamento Britânico, no qual não tinham representação, defendendo a independência e desembocando na revolução americana. Friedman explicava que o aumento de preços causado pela inflação, diminui o poder de compra das pessoas, como se fosse um imposto, reduzindo o valor do dinheiro no bolso e afetando principalmente os pobres e a classe média. A frase de Friedman foi "inflation is taxation without legislation".

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Para lutar contra os efeitos da inflação, investidores como fundos de pensão precisam procurar constantemente por ativos e oportunidades de investimento que não percam valor e superem a inflação, protegendo a poupança de longo prazo. Frequentemente, essas alternativas implicam em assumir mais riscos, mas os profissionais de investimentos sabem que devido aos efeitos da inflação, da volatilidade dos juros e da marcação a mercado, “existe mais risco, em não assumir riscos”. Por isso, é crítico assegurar que os portfólios de investimentos dos fundos de pensão estejam suficientemente diversificados e sejam flexíveis o bastante para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem.

 

CONCLUSÃO: 

A maioria dos nossos fundos de pensão não se preparou adequadamente nem para cenários de baixa inflação e juros "subzero", nem para o cenário atual com grande aumento da inflação e consequente subida dos juros. Sentados em cima de 80% do patrimônio em títulos públicos (cadê a diversificação?), todos sabiam que passada a pandemia, inflação alta e juros altos não seriam apenas previsões, mas certezas, devido às políticas de “helicopter money” e auxílios emergências que despejaram trilhões $$$ na economia mundo afora e agora cobram seu preço. Analistas e profissionais de investimentos dos nossos fundos de pensão têm muito a aprender com seus pares do Reino Unido e dos EUA. Os primeiros investem em classes de ativos alternativos e buscam permissão legal para poder investir em ativos ilíquidos, enquanto os segundos, como o CALPERS, investem desde 2016 na infraestrutura da cryptoeconomia. Para investir em títulos públicos, algo que qualquer pessoa com um smartphone e acesso a Internet pode fazer a um custo ínfimo, os gestores brasileiros cobram taxas de gestão financeira altas demais. Fica facial entender as razões que afastam a GenZ da previdência complementar tradicional.


Grande abraço,

Eder.


  

 

Fonte: Inflation is taxation without legislation, escrito por escrito por Neil Jankelowitz


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.