quarta-feira, 30 de março de 2022

TE CONTEI? A GOVERNANÇA DOS FUNDOS DE PENSÃO TENDE A EVOLUIR, AO INVÉS DE MUDAR ABRUPTAMENTE COM REVOLUÇÕES, MAS AS CRISES SÃO UM PROFUNDO DESAFIO PARA O INCREMENTALISMO

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Uma boa governança depende de: tempo, expertise e comprometimento coletivo. Fundos de pensão costumam superar as limitações de conhecimento e recursos internos do conselho, comprando tempo e expertise de assessoria externa, fazendo com que as deliberações do colegiado sejam maiores do que a soma das partes. Orçamentos em queda livre nas patrocinadoras e fundos vem reduzindo a alta qualidade, robustez e disponibilidade desse apoio, forçando os conselheiros - com restrições de tempo - a serem autossuficientes em áreas e domínios que não conhecem profundamente, criando tensão no desempenho adequado de seus papeis e responsabilidades, algo mais visível nos fundos menores, mas que atinge a todos indistintamente, afetando o comprometimento coletivo.  

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

A esmagadora maioria dos fundos de pensão apenas segue as regulamentações da PREVIC e adere aos códigos de boas práticas existentes no mercado, ao invés de desenvolver seus próprios procedimentos ou adotar modelos com padrões mais elevados de governança. Essa melhoria incremental na governança dos fundos de pensão é uma resposta insatisfatória aos riscos e desafios globais da previdência complementar. A única forma de transformar o processo de decisão dos conselhos dos fundos de pensão é se espelhando nos modelos de governança corporativa das empresas de capital aberto que contam com boards profissionais, adotam processos rigorosos de seleção de conselheiros, remuneração de mercado e avaliação de seus membros - voltada para melhorar a competência profissional dos colegiados. Conselheiros profissionais permitem que sejam melhor gerenciados os conflitos de interesse entre as diferentes classes de participantes, entre esses e as patrocinadoras, além de equilibrar os diferentes níveis de expertise e comprometimento.

 

CONCLUSÃO: 

O diagnostico acima foi feito por Gordon L. Clark e Roger Urwin em um artigo acadêmico de junho de 2009, intitulado “Innovative models of pension fund governance in the context of the global financial crisis”, avaliando os fundos de pensão do Reino Unido. Estamos mais de uma década atrasados, que tal revolucionar o conselho do seu fundo de pensão?


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.