De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Ainda vigora nos conselhos deliberativos e diretorias de fundos de pensão a percepção (errada) de que investir com foco em sustentabilidade vai contra os retornos financeiros, que isso é coisa de ativista de mudanças climáticas. Essa “tchurma” ainda não se deu conta do que vem acontecendo com o sentimento e o comportamento dos consumidores: a preocupação com sustentabilidade está impactando tudo, desde o alimento que as pessoas compram, os carros que andam, os serviços financeiros que elas escolhem até o alinhamento de suas preferencias com as marcas que usam. Ah, mas meu participante não tá nem aí pra essas coisas! Engano seu, é preciso olhar para além daquilo que se enxerga. Pesquisa no UK com 2 mil consumidores em out/2021 mostrou que 30% da população prefere investir em fundos sustentáveis, mesmo que não performem tão bem quanto um fundo comum, só que metade dos entrevistados não tem a mínima ideia de onde seu fundo de pensão investe, mesmo com 57% deles tendo dito que gostaria de saber. Ou seja, a questão está “latente” e quanto mais jovens aderirem ao plano, mais isso vai vir à tona.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O CIO - Chief Impact Officer é um novo bicho que está surgindo na floresta dos C-Level, diferente do Head de “Corporate Social Responsibility”, o CIO responde por todo processo da organização que gere qualquer tipo de impacto social ou ambiental, sob o ponto de vista da receita, dos resultados mesmo. A Kate Nicholis escreveu um artigo sobre as 5 razões para uma startup ter um CIO, que valem também para um fundo de pensão, veja quais são: 1) O mercado: talentos, investidores, governos e o publico em geral esperam que as empresas tenham opiniões e ações sobre as grandes questões – tipo guerra na Ucrânia; 2) Um responsável: as estruturas das empresas são complexas e alguém precisa se encarregar das batalhas, se todo mundo tenta fazer tudo, acaba que ninguém faz nada; 3) Tem que ser no topo: *impacto* é difícil de coordenar estrategicamente, a responsabilidade é multifuncional, envolve RH, inovação, marketing, jurídico, operações, requer alguém de cima; 4) Dedicação exclusiva: leis de privacidade de dados, D&I, justiça social, mudanças climáticas, o emaranhado de assuntos demanda atenção em tempo integral; e 5) Longo prazo: se você esta construindo algo duradouro e esse é o horizonte de fundos de pensão, precisa começar hoje, sustentabilidade é um titulo que você compra hoje, mas só vence no futuro.
CONCLUSÃO:
No mundo pós-pandemia, as pessoas estão se dando conta de que não faz sentido nenhum ter a segurança financeira, uma boa renda de aposentadoria, sem ter uma sociedade justa e um meio ambiente saudável onde aproveitá-la.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Schemes need to pay attention to members’ sustainable demands, escrito por Karol M. Nicholis
Nenhum comentário:
Postar um comentário