quinta-feira, 10 de março de 2022

TE CONTEI? PORQUE A GUERRA NA RUSSIA LANÇOU UMA ENORME SOMBRA SOBRE O FUTURO DOS INVESTIMENTOS ESG

 


 

De São Paulo, SP.



O QUE ESTÁ ACONTECENDO

Como pode gestores de fundos comprarem títulos públicos do banco central Russo e ações de gigantes do setor de óleo e gás apoiadas pelo governo, enquanto alegam estar comprometidos com os mais altos princípios ambientais, sociais e de governança? Pois é, indubitavelmente, não pode. Com uma montanha de dólares e euros investidos na Rússia quando a guerra começou, essa é uma pergunta que vem sendo feita cada vez mais por investidores, empresas e todo o sistema financeiro. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Em janeiro, de acordo com a Bloomberg, no mesmo momento em que Vladmir Putin juntava suas forças militares na fronteira com a Ucrânia, a Vanguard Group e o Northern Trust Corp. aumentaram suas participações num dos maiores bancos russos através dos portfolios mais improváveis: seus fundos ESG, que investem com mandato de minimizar os riscos sociais, ambientais e de governança. Em paralelo, também de acordo com a Bloomberg, descobre-se que centenas de fundos ESG possuem algo como US$ 13,4 bilhões em ações de empresas que fornecem armas e tecnologia para Myanmar, cujos militares depuseram um governo eleito democraticamente matando 1.500 civis, inclusive crianças. Uma das empresas citadas é a Indiana Bharat Eletronics, cujas ações estão nos fundos ESG da BlackRock e State Street. Dezenas de casos similares começam a pipocar e vão nos dando um choque de realidade, com um empurrãozinho da União Europeia que, aterrorizada com os desdobramentos da guerra de Vlad, está estudando reclassificar investimentos em óleo e gás como “green” 

 

CONCLUSÃO: 

David Pred – Diretor Executivo da Inclusive Development International resumiu muito bem o problema: O fato de dezenas de cias que tem laços com o regime genocida de Myanmar fazerem parte de portfolios ESG mostra o tamanho do abismo entre investimentos responsáveis, reivindicações de marketing e a realidade.


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.