quinta-feira, 24 de março de 2022

TE CONTEI? UM CONSELHO PARA O SEU CONSELHO: PREPARE ASAP SEU FUNDO DE PENSÃO PARA FAZER O DISCLOSURE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

 



De São Paulo, SP

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

A Securities & Exchange Commission, equivalente americana da nossa CVM, aprovou há alguns dias uma minuta das regras que tornarão obrigatório para empresas listadas em bolsa nos EUA, a divulgação ao mercado dos riscos e oportunidades decorrentes das mudanças climáticas sobre suas operações, negócios e estratégias. É a coisa certa a fazer, porque: 1º) Os investidores institucionais querem. Uma minoria considerável deles, senão a maioria, tornou sustentabilidade parte de suas estratégias de investimentos, então, eles precisam de boas informações sobre as empresas para tomarem a decisão de investir; 2º) Muitas empresas grandes já estão fornecendo essas informações e várias delas vem assumindo compromissos com “emissão zero de carbono”. Mesmo sendo incertos os efeitos futuros das mudanças do clima sobre as empresas, o custo da transição delas para uma economia de “carbono zero”, não são e os investidores merecem saber; e 3º) No disclosure atual vigora o “escolha a métrica que quiser”, fazendo com que as comparações hoje não sejam consistentes nem confiáveis. É preciso padronizar isso e em algum momento as regras da SEC convergirão para as do TCFD.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Os conselhos deliberativos dos fundos de pensão costumam usar assessoria externa numa grande variedade de áreas. A governança e o reporte dos riscos de seus portfolios associados ao clima é um assunto novo e desconhecido para os conselheiros, que dependerão de especialistas externos até que desenvolvam capacitação interna nessa questão. Como, então, os conselhos dos fundos de pensão poderão assegurar que suas assessorias externas possuem conhecimento adequado e que estarão fornecendo apoio relevante, apropriado e útil? Resposta: buscando capacitação dos conselheiros sobre o reporte dos riscos das mudanças climáticas, sobre a economia de baixo carbono e sobre aspectos ESG. Afinal, a responsabilidade última por qualquer decisão sobre os investimentos é do próprio conselho.         

 

CONCLUSÃO: 

Independente se o seu conselho está ou não entre os “negacionistas” das mudanças climáticas, a avaliação e o discloure padronizado dos riscos e impactos sobre os investimentos, decorrentes de qualquer evento climático extremo, é bom para os investidores - participantes, no caso dos fundos de pensão. Na previdencia complementar eu diria que é fundamental para sobrevivência, porque as novas gerações jamais colocarão o $$$ delas em um carro cujo motorista dirige olhando pelo retrovisor.

 

Grande abraço,

Eder.



 

 

Fonte:  SEC unveils landmark climate change risk disclosure rule, publicado pela Reuters


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.