De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Contrato social não é um documento escrito, mas sim condições aceitas, regras de comportamento, papeis e responsabilidades dos atores sociais que permitem que uma sociedade prospere. São criados por meios formais (leis) e informais envolvendo cidadãos, governo, negócios, empregados e organizações da sociedade civil para que florescerem juntos. Os principais elementos do contrato social envolvem a rede de proteção social administrada pelo governo, paga por cidadãos e negócios e envolvem regras que regem as relações entre empresas e trabalhadores. No século XX o contrato social se expandiu para fornecer proteção de aposentadoria, saúde, condições de trabalho seguras, jornada de trabalho, ferias, licenças. O contrato social deve se adaptar às mudanças e transformações nas condições sociais e econômicas se quiser permanecer eficaz e relevante, mas principalmente, para permitir a estabilidade social e econômica.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O conceito de aposentadoria ficou obsoleto, o de emprego também. Algumas pessoas não podem se aposentar, simplesmente porque não tem dinheiro suficiente para se manter por 20, 30 anos. Outras, que podem, não querem parar totalmente de trabalhar. Em comum, tanto uns quanto outros não querem mais passar 14 horas do dia durante a vida inteira trabalhando em um escritório ou em casa. A sociedade moderna, de uma maneira ou de outra, está se adaptando a ideia das pessoas nunca mais pararem de trabalhar e do trabalho em si mesmo ter outro significado. O contrato social vigente, estabelecido após a grande depressão, não cumpre mais com seus objetivos. Precisamos de um novo, que reconheça os avanços sociais e os progressos humanos como longevidade, o nº significativo de mulheres no mercado de trabalho, aumento dos níveis educacionais, novos modelos de emprego e de negócios, mudanças demográficas, avanços tecnológicos, novos hábitos sociais, novos contextos culturais. Um novo contrato social é não apenas bom como é do interesse das empresas porque cria um ambiente operacional estável, mais previsível, permite que inovem e prosperem, que atraiam talentos numa força de trabalho em transformação. As empresas precisam estabilidade econômica e social para prosperar. Precisamos de um contrato social para o século XXI.
CONCLUSÃO:
Em sua obra de 1762, Du Contract Social, o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau diz que o interesse de um só homem será sempre o interesse privado. No contrato social de Rousseau, os bens são protegidos e a pessoa, unindo-se às outras, obedece a si mesma, conservando a liberdade. Precisamos, portanto, "reescrever" o atual contrato social, se quisermos continuar livres.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: The Business Role in Creating a 21st Century Social Contractx, Working Paper da BSR
Nenhum comentário:
Postar um comentário