terça-feira, 1 de março de 2022

TE CONTEI? O QUE ROLA NOS CONSELHOS DOS FUNDOS DE PENSÃO, QUE IMPEDE SEUS MEMBROS DE SE ENGAJAREM NAS MUDANÇAS CRÍTICAS DO MODELO DE NEGÓCIOS





De São Paulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Tive a oportunidade de interagir com mais de 150 boards de fundos de pensão ao longo dos últimos 35 anos e desde 2020 faço a abertura do curso de certificação de conselheiros da UNIABRAPP, apresentando o módulo “insights para conselhos de alta performance”. Vejo cada vez mais tempo sendo gasto pelos conselheiros com questões de compliance, enquanto oportunidades de mudança são desperdiçadas e o talento em torno da mesa não é utilizado.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Jim Haudan, hoje na Accenture, chama a atenção para a arte de se falar o que realmente importa nos conselhos, indo além da governança. As discussões nos conselhos podem ser agrupadas em 3 categorias: 1) reportes: olha-se para trás, para algo que já foi feito; 2) decisões: decidir o que é estratégico para o funcionamento da organização; e 3) futuro: olhar para oportunidades de crescimento e evolução. Os conselhos gastam 80% do tempo com reportes, o que significa dizer que passam a maior parte das reuniões focando no passado, olhando coisas que já foram decididas. Isso se deve a uma combinação de fatores, como regulamentação e questões externas. Como resultado, os conselhos estão sempre na defensiva e raramente, na ofensiva.

 

CONCLUSÃO: 

Os conselheiros reúnem talento suficiente para levar seus fundos de pensão ao futuro, mas cabe ao presidente do conselho criar um ambiente favorável no qual esses talentos possam ser alavancados num processo de criação de valor. Cabe a ele como maestro, fazer das reuniões do conselho um espaço seguro, no qual os conselheiros se sintam a vontade para ter conversas criticas ao invés de faze-lo nos corredores e nos cantos após a reunião.

 

Grande abraço,

Eder.



 

Fonte: “Going beyond governance – The art of talking about what really matters”, escrito por Sabine Dembkowski.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.