sexta-feira, 11 de março de 2022

TE CONTEI? PARECE QUE HÁ UM ELEFANTE ANDANDO NA SALA DA TRANSPARÊNCIA DOS PLANOS DE PREVIDENCIA DO REINO UNIDO

 



De São Paulo SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Nike Trost é a “Head” de Políticas de Previdência Complementar da FCA – Financial Conduct Authority no Reino Unido. A FCA é um órgão regulador financeiro que opera independentemente do governo do Reino Unido e é financiado cobrando taxas de membros do setor financeiro, uma espécie de SUSEP misturada com PREVIC, SPPC e outros. No último dia 09 de março, durante o Congresso Anual de Previdência Complementar de lá, a xerife Nike disse ser “... notável que haja muito menos transparência (na previdência complementar) do que nos outros mercados de serviços financeiros”.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Os tecnocratas que definem políticas de previdência complementar nas terras de “Sua Majestade” vem focando em regulamentações que assegurem haver competição no segmento e que o participante receba o maior valor possível no longo prazo para o $$$ que investe em seu futuro. Em setembro do ano passado o governo Britânico publicou um discussion paper sugerindo meios para forçar os planos de contribuição definida a divulgarem mais dados sobre a performance de seus investimentos, sobre os custos e taxas de administração e gestão e sobre a supervisão dos planos. A ideia é criar uma “estrutura holística” que permita avaliar | comparar no setor de previdência complementar o custo-benefício dos investimentos feitos pelo participante com visão de longo prazo. Nike disse, ainda, que ouve reiteradamente reclamações de que a composição dos investimentos não é considerada com o cuidado que poderia, uma vez que o foco nas necessidades de liquidez de curto prazo é largamente hipotético. Essa discussão é bem relevante num momento em que fundos de pensão se concentram em vender planos para pessoas físicas via instituidores, conjugados a contratos de seguros para cobrir riscos (invalidez-morte-rendas vitalícias), com taxas de corretagem invisíveis ao participante.


CONCLUSÃO: 

A Xerife Nike tem certa razão em levantar esse ponto, entidades de previdência complementar acumulam investimentos durante 30, 40 anos e depois pagam benefícios por outros 20, 30 anos. Não faz sentido monitorar taxas de administração e gestão financeira seguindo a mesma abordagem de investimentos com horizontes de curto prazo. Cansei de ver planos de previdência corporativos tipo PGBLs cobrando taxas de administração de 10% e taxas de gestão de 4% sobre o patrimônio, em planos implantados 10 anos antes – o mercado se moveu, mas a entidade de previdencia e o gestor do plano, claro, não bateram na porta da patrocinadora para dizer: “olha, hoje eu cobro menos que cobrava lá atrás quando vocês implantaram o plano, vamos reduzir essas taxas acima do mercado, que eu cobro atualmente do seu plano?”.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Pensions market remains far from transparent, FCA says, escrito por Sally Hickey.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.