De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
O FSB - Financial Stability Board (https://www.fsb-tcfd.org) é um órgão internacional que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global. Com sede na Basiléia, na Suíça, foi estabelecido em abril de 2009 após a cúpula do G20. Em 2017 uma força-tarefa do FSB publicou uma série de recomendações para ajudar as empresas a fornecerem ao mercado informações que possam ser usadas para uma melhor alocação de capital por gestores e detentores de ativos (tipo fundos de pensão, sabe?). Conhecidas pelo nome da própria força tarefa, Task-force on Climate Related Financial Disclosure, o TCFD se firmou como padrão global. Empresas e fundos de pensão do Reino Unido, por exemplo, são obrigados desde 2021 a reportar os riscos das mudanças climáticas sobre suas operações e portfolios de investimentos seguindo o TCFD e no Brasil o "disclosure" ocorrerá compulsoriamente em 2023 para bancos e demais instituições autorizadas a operar pelo BACEN (https://lnkd.in/dZnwrB7D).
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Alinhado com a estrutura do TCFD foi colocada em consulta publica pelos próximos 18 meses na Europa a versão beta do TNFD – Task Force on Nature-Related Financial Disclosure, prevista para entrar em vigor em 2023. O TNFD cria padrões complementares orientando a mensuração e divulgação dos riscos e impactos decorrentes das mudanças climáticas, baseados na localização da empresa. Por exemplo, o impacto causado pela falta de água será diferente em um local comparado com outro. Para que os investidores possam mitigar os riscos, impactos e oportunidades relacionados à natureza, as empresas precisam divulgar dados mais claros, fidedignos e confiáveis sobre a biodiversidade, permitindo avaliar sua materialidade.
CONCLUSÃO:
Não há um único fundo de pensão na lista de apoiadores brasileiros do TCFD (https://lnkd.in/dqn7pedn), nem mesmo a gigante PREVI do Banco do Brasil. Estamos muuuuito atrasados nessa área, mas não é por falta de aviso. Sugiro um treinamento para preparar os conselheiros dos fundos de pensão que logo, logo terão que tomar decisões sobre o assunto quando a compulsoriedade vier também para eles. Como sempre, estou por aqui :)
Grande abraço,
Eder.
Fonte: TNFD Draft Offers Location-Specific Guidance on Biodiversity Risks, escrito por Emmy Hawker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário