quinta-feira, 17 de março de 2022

TE CONTEI? TCFD E TNFD: O BOARD DOS FUNDOS DE PENSÃO DEVERIA ESTAR SEMPRE Á FRENTE DAS TRANSFORMAÇÕES, MAS ISSO NÃO ESTÁ ACONTECENDO EM RELAÇÃO AOS RISCOS “E” DE ESG

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

O FSB - Financial Stability Board (https://www.fsb-tcfd.org) é um órgão internacional que monitora e faz recomendações sobre o sistema financeiro global. Com sede na Basiléia, na Suíça, foi estabelecido em abril de 2009 após a cúpula do G20. Em 2017 uma força-tarefa do FSB publicou uma série de recomendações para ajudar as empresas a fornecerem ao mercado informações que possam ser usadas para uma melhor alocação de capital por gestores e detentores de ativos (tipo fundos de pensão, sabe?). Conhecidas pelo nome da própria força tarefa, Task-force on Climate Related Financial Disclosure, o TCFD se firmou como padrão global. Empresas e fundos de pensão do Reino Unido, por exemplo, são obrigados desde 2021 a reportar os riscos das mudanças climáticas sobre suas operações e portfolios de investimentos seguindo o TCFD e no Brasil o "disclosure" ocorrerá compulsoriamente em 2023 para bancos e demais instituições autorizadas a operar pelo BACEN (https://lnkd.in/dZnwrB7D).


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Alinhado com a estrutura do TCFD foi colocada em consulta publica pelos próximos 18 meses na Europa a versão beta do TNFD – Task Force on Nature-Related Financial Disclosure, prevista para entrar em vigor em 2023. O TNFD cria padrões complementares orientando a mensuração e divulgação dos riscos e impactos decorrentes das mudanças climáticas, baseados na localização da empresa. Por exemplo, o impacto causado pela falta de água será diferente em um local comparado com outro. Para que os investidores possam mitigar os riscos, impactos e oportunidades relacionados à natureza, as empresas precisam divulgar dados mais claros, fidedignos e confiáveis sobre a biodiversidade, permitindo avaliar sua materialidade.


CONCLUSÃO: 

Não há um único fundo de pensão na lista de apoiadores brasileiros do TCFD (https://lnkd.in/dqn7pedn), nem mesmo a gigante PREVI do Banco do Brasil. Estamos muuuuito atrasados nessa área, mas não é por falta de aviso. Sugiro um treinamento para preparar os conselheiros dos fundos de pensão que logo, logo terão que tomar decisões sobre o assunto quando a compulsoriedade vier também para eles. Como sempre, estou por aqui :)


Grande abraço,

Eder.


Fonte: TNFD Draft Offers Location-Specific Guidance on Biodiversity Risks, escrito por Emmy Hawker.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.