segunda-feira, 28 de março de 2022

TE CONTEI? NUNCA HOUVE UM DESAFIO MAIOR DO QUE SE SENTAR HOJE EM TORNO DA MESA DO CONSELHO DE UM FUNDO DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Sai o covid-19, entra a guerra na Ucrânia e o mês de março vai caminhando para o fim. Os especialistas em liderança vão estudar durante vários anos o papel dos conselhos e CEOs das empresas durante esse período da história e ele deixa um par de grandes lições para os fundos de pensão: 1) Uma boa gestão pode ajudar a proteger os investimentos e os participantes dos riscos, mas não pode - ninguém pode - das incertezas; 2) Não fazer nada com relação ao futuro, às transformações em curso e aos desafios da inovação, não é mais uma opção. Uma década atrás, conselhos que se viam diante de questões sociais e geopolíticas polêmicas ou controversas – como a discussão sobre diversidade e igualdade de gênero nos colegiados, a luta pelas mudanças climáticas ou a busca por proposito pelas novas gerações – podiam se esconder debaixo da mesa até a tempestade passar. Hoje, não podem mais. A tempestade acaba achando-os.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

O emprego e o trabalho estão se transformando numa escala nunca vista em toda a existência humana. O Bureau of Labor Statistics dos EUA estima que teremos, em média, 12 empregos ao longo da vida. Vamos pular entre: empregos na folha, contratos de prestação de serviços via PJ, contratos temporários, participação em projetos, conforme as oportunidades melhores forem se apresentando. A ideia de passar os primeiros 20 anos da vida aprendendo algo e treinando para um trabalho que faremos até nos aposentarmos, já era. O conhecimento, as competências, as habilidades que aprendemos na educação acadêmica formal estarão defasados antes de chegarmos ao 2º emprego. Isso requer uma flexibilidade para a qual nossos planos corporativos de previdência não foram desenhados. Os fundos de pensão simplesmente não estão preparados para o futuro do trabalho, nem as empresas estão, mas é para lá que caminhamos e caminhamos a passos largos.

 

CONCLUSÃO: 

Conforme uma frase atribuída ao velho Peter Druker: “a melhor forma de prever o futuro é ajudando a construí-lo”. É esse o tamanho do desafio que os conselheiros dos fundos de pensão têm a sua frente. ¯\_()_/¯

 

Grande abraço,

Eder.



Fonte: Why Is It Now Time For Machines To Replace Certain Jobs, escrito por Bernard Marr.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.