De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Quem estuda os mercados de ativos digitais há alguns anos sabe que uma peculiaridade dos investimentos em cryptoativos é que eles são ao mesmo tempo privados e incrivelmente transparentes. Muitos emissores de tokens, como se convencionou chamar a representação digital de ativos, são isentos “de facto” ou “de jure” de reportes obrigatórios exigidos pela regulamentação do mercado de capitais, só que a maioria das transações com tokens fica disponível em registros púbicos (public ledgers) nos blockchains que podem ser rastreados e analisados por qualquer um. De certo modo, o mercado de ativos digitais (ou cryptoativos) é mais transparente do que o mercado de capitais ou de títulos de renda fixa porque ele expõe não apenas o que os investidores "reportam", ele expõe o que os investidores "fazem". Essa transparência torna algumas coisas bastante visíveis.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O uso de informações privilegiadas, de operações de “wash trading” - onde o vendedor age também como comprador do mesmo item para criar a aparência de uma transação no mercado – e outras manobras fraudulentas, destinadas a manter ou baixar a cotação, o preço ou o volume negociado de um valor mobiliário com o fim de obter vantagem indevida ou lucro causando danos a terceiros, acontecem em todo lugar e no mercado de ativos digitais não é diferente. O mercado de cryptoativos não é o único onde injustiças e corrupção acontecem, mas ele é o único onde as injustiças e corrupção são visíveis. Um dos maiores riscos sistêmicos do segmento de previdência complementar é o risco de imagem e toda vez que acontece uma CPI dos fundos de pensão o assunto é sempre $$$, fraude nos investimentos, conselhos deliberativos que cochilaram e não viram acontecer, coisa e tal. A tecnologia do blockchain tem tudo para mudar esse cenário e muitas das criticas hoje feitas aos cryptoativos desconhecem inteiramente a tecnologia por trás deles e muitas proveem de CEX choramingando igualdade de competição com DEX.
CONCLUSÃO:
A evolução do capitalismo é um processo pelo qual a transparência das transações se torna visível e o mercado de cryptoativos representa um pico nesse processo, não é o fim dele e definitivamente não é o começo. Ao tornar mais visível a dinâmica das transações e investimentos dos planos de previdência complementar, a economia digital vai nos permitir acompanhar mais de perto o futuro que nos aguarda, expondo tudo que acontece no meio do caminho. Não é a toa que muitos não vão gostar.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: Visible Capital, escrito por Dror Poleg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário