quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

TE CONTEI? A CRYPTOECONOMIA VAI TORNAR OS INVESTIMENTOS DOS FUNDOS DE PENSÃO MAIS VISIVEIS, TALVEZ COM CERTO DESCONFORTO NO INÍCIO

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Quem estuda os mercados de ativos digitais há alguns anos sabe que uma peculiaridade dos investimentos em cryptoativos é que eles são ao mesmo tempo privados e incrivelmente transparentes. Muitos emissores de tokens, como se convencionou chamar a representação digital de ativos, são isentos “de facto” ou “de jure” de reportes obrigatórios exigidos pela regulamentação do mercado de capitais, só que a maioria das transações com tokens fica disponível em registros púbicos (public ledgers) nos blockchains que podem ser rastreados e analisados por qualquer um. De certo modo, o mercado de ativos digitais (ou cryptoativos) é mais transparente do que o mercado de capitais ou de títulos de renda fixa porque ele expõe não apenas o que os investidores "reportam", ele expõe o que os investidores "fazem". Essa transparência torna algumas coisas bastante visíveis.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

O uso de informações privilegiadas, de operações de “wash trading” - onde o vendedor age também como comprador do mesmo item para criar a aparência de uma transação no mercado – e outras manobras fraudulentas, destinadas a manter ou baixar a cotação, o preço ou o volume negociado de um valor mobiliário com o fim de obter vantagem indevida ou lucro causando danos a terceiros, acontecem em todo lugar e no mercado de ativos digitais não é diferente. O mercado de cryptoativos não é o único onde injustiças e corrupção acontecem, mas ele é o único onde as injustiças e corrupção são visíveis. Um dos maiores riscos sistêmicos do segmento de previdência complementar é o risco de imagem e toda vez que acontece uma CPI dos fundos de pensão o assunto é sempre $$$, fraude nos investimentos, conselhos deliberativos que cochilaram e não viram acontecer, coisa e tal. A tecnologia do blockchain tem tudo para mudar esse cenário e muitas das criticas hoje feitas aos cryptoativos desconhecem inteiramente a tecnologia por trás deles e muitas proveem de CEX choramingando igualdade de competição com DEX.


CONCLUSÃO: 

A evolução do capitalismo é um processo pelo qual a transparência das transações se torna visível e o mercado de cryptoativos representa um pico nesse processo, não é o fim dele e definitivamente não é o começo. Ao tornar mais visível a dinâmica das transações e investimentos dos planos de previdência complementar, a economia digital vai nos permitir acompanhar mais de perto o futuro que nos aguarda, expondo tudo que acontece no meio do caminho. Não é a toa que muitos não vão gostar.


Grande abraço,

Eder.



Fonte: Visible Capital, escrito por Dror Poleg.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.