quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

TE CONTEI? O QUE OS CONSELHOS DELIBERATIVOS DOS FUNDOS DE PENSÃO PODEM APRENDER COM AMOSTRAGEM ESTATISTICA

 



De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Em estatística, uma amostra não-aleatória, também chamada de amostra não-probabilística, serve para sondagens sem propósitos inferenciais. Exemplo: 1) amostragem voluntaria: quando os próprios componentes da população se voluntariam para participar da pesquisa; 2) amostragem por bola de neve: escolhem-se os voluntários e esses indicam “conhecidos” com o mesmo perfil para responder a pesquisa e assim, sucessivamente, vão formando redes de referência; 3) amostragem por quotas: busca-se repetir a proporção de elementos de cada estrato da população, os elementos da amostra não são selecionados por sorteio; e 4) amostragem por escolha racional: quando o pesquisador busca na população uma parte dela que interessa, escolhendo os participantes por terem uma ou mais características especificas. Nas amostragens não-aleatórias, há uma escolha deliberada dos elementos da amostra, que depende dos critérios e julgamento do pesquisador. 

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Na busca pela sobrevivência, os fundos de pensão estão buscando crescer, mudar o modelo de negócios e se reinventar, mas você nunca saberia disso apenas olhando seus conselhos deliberativos. Os membros dos conselhos dos fundos de pensão são oriundos das patrocinadoras e 99,99% são participantes dos planos que administram. O que raramente você vai encontrar nos conselhos, inclusive dos maiores fundos do país, são experts em previdência complementar. Uma das obrigações centrais de um conselho é acessar riscos e uma década atrás o risco de disruptura dos fundos de pensão e a sustentabilidade do negócio nem apareciam no mapa de riscos, algo que agora começa a ficar obvio para os conselhos ... ou deveria. É chocante ver fundos de vários matizes - grandes, médios e pequenos, estatais, públicos e privados - seguirem relutantes em nomear para seus conselhos membros  profissionais independentes.

 

CONCLUSÃO: 

O mundo mudou, seria bom ter nos conselhos dos fundos de pensão pessoas que entendam e saibam antecipar para onde caminha o segmento de previdência complementar, o futuro do trabalho e essas coisas. É um imperativo estratégico fugir do pensamento em grupo, evitar que a escolha dos elementos da “amostra” caiba a um par de indivíduos, implantar comitês de nomeação (ou sucessão) nos fundos de pensão. As vezes enxergar o obvio é a coisa mais difícil que existe.


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.