segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

TE CONTEI? CRYPTOMOEDA EM PLANOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR CORPORATIVOS E INDIVIDUAIS? YUP! DESDE 2021, MAS NOS EUA, NÃO AQUI.

 



De São Paulo, SP.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

No segundo semestre do ano passado a ForUsAll Inc., uma operadora americana de planos de previdência complementar corporativos fundada em 2012, que tem hoje mais de 400 empresas como cliente, fez uma parceria com a Coinbase Global Inc. - uma das maiores CEX do mundo (corretora centralizada de cryptomoedas) e passou a oferecer planos de contribuição definida corporativos conhecidos nos EUA pela sigla 401(k), nos quais o empregado pode aplicar até 5% do patrimônio em bitcoin (BTC), ether, litecoin e outras cryptomoedas.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

O produto da ForUsALL, que tem incentivo fiscal como qualquer outro plano de previdência complementar, foi pioneiro, mas não é o único. Hoje existe também o Gemini 401(k), o Bitwage 401(k), o Coinbase IRA account e vários outros. Da mesma forma que aqui no Brasil, nos EUA você pode portar para um plano de previdência complementar individual chamado IRA – Individual Retirement Account, o saldo (total ou parcial) de conta de previdência acumulado no plano de um antigo empregador, administrado por um fundo de pensão. Só que lá existe um tipo de plano individual específico, o SDIRA ou "Self-Direct IRA”, no qual cabe a você como participante decidir onde investir o dinheiro, daí o nome “self-directed” ou (investimento) autodirigido. A vantagem desse tipo de plano é que o individuo passa a ter uma liberdade enorme de escolha de investimentos que vão muito além das classes de ativos convencionais dos demais planos corporativos e individuais existentes no mercado. E olha que interessante, a receita federal americana reconheceu através da IRS Notice 2014-21 que moedas digitais como BTC são uma propriedade pessoal que pode ser mantida isenta de tributação e só pagam imposto quando vendidas. A coisa fica melhor ainda, pois existe uma enorme vantagem fiscal se você compra bitcoin para seu plano de previdência individual (SDIRA) e vende posteriormente, mas mantem os recursos no mesmo fundo, ou seja, o dinheiro fica todo no mesmo plano individual. Nesse cenário, você pode reinvestir seu capital em qualquer ativo disponível no seu plano (ações, fundos mútuos, ETFs, metais preciosos tipo ouro e prata, private equity, certos tipos de imóveis etc.) e ainda assim diferir a tributação para quando for receber os benefícios do plano. O vídeo acima explica isso, esse artigo aqui, também (ambos em inglês): 

CONCLUSÃO: 

A PREVIC poderia estudar os inúmeros tipos de plano existentes nos EUA, como o Self-Directed IRA, o Roth IRA, o 403(b), o 457 e o Thrift Savings Plan (TSP) e fomentar a inovação através de regulamentação aqui no Brasil. Fica a dica.


Grande abraço,

Eder.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.