quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

TE CONTEI? O QUE É “ZERO KNOWLEDGE PROOF” E COMO UMA SOLUÇÃO DESENVOLVIDA POR MATEMÁTICOS, APLICADA NA COMPUTAÇÃO, ESTÁ MUDANDO O MUNDO

 




De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

traduzido literalmente para o português "Zero Knowledge Proof" ou ZKP significa “prova com conhecimento zero”. É um meio pelo qual uma parte (o provador) pode provar à outra parte (o verificador) que uma determinada afirmação é verdadeira, SEM transmitir qualquer informação além do fato de que a afirmação é realmente verdadeira. Na essência, é trivial provar que alguém possui conhecimento de certa informação, simplesmente revelando-a. O desafio é provar tal posse do conhecimento sem revelar a própria informação, qualquer parte dela ou qualquer informação adicional. A ZKP resolve um grande desafio da sociedade moderna que é “confiança”, permitindo fazer negócios e qq tipo de transação não-financeira com total segurança e transparência, mantendo a privacidade e sem precisar confiar na outra parte.  


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Apoiados nos conceitos teóricos do ZKP desenvolvidos por matemáticos, usando fortemente conhecimentos probabilístico e lógica, a turma da computação e os “coders” desenvolveram os sistemas modernos de criptografia, sem os quais não haveria as soluções atuais que usam o blockchain e nos levarão a economia digital. Apenas para citar algumas aplicações: 1) Votação: sistemas baseados em ZKP podem provar que você votou, sem revelar seu voto - nota: as urnas eletrônicas brasileiras estão a anos luz dessa tecnologia, infelizmente. Tentei trazer para o Brasil um sistema assim, da VOATZ (https://voatz.com) para eleição de conselheiros de fundos de pensão, mas estava muito avançado para a época; 2) Identidade: você pode entrar num website sem que sua senha seja guardada no sistema dele, pode provar que você esta autorizado a entrar num prédio, sem mostrar sua carteira de identidade, conforme já é possível com o EarthID (https://www.myearth.id), com isso seus dados ficam totalmente protegidos; 3) Validar transações financeiras: sem revelar dados da carteira digital que originou a transação, sem dizer para qual outra carteira digital o $$$ foi enviado ou mesmo quanto $$$ mudou de mãos, a operação pode ser registrada no blockchain combatendo fraudes. No vídeo abaixo (em inglês) cinco níveis de explicação sobre o que é o ZKP mostrando desde uma criança até um PHD entendendo o conceito.

  

CONCLUSÃO: 

Se quiser saber para onde vão os fundos de pensão, comece a se inteirar sobre esses e outros conceitos por trás do blockchain e da economia digital. O futuro imaginado lá atrás para 2020, com pequeno delay, aos poucos vai se tornando realidade: 




Grande abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.