De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
traduzido literalmente para o português "Zero Knowledge Proof" ou ZKP significa “prova com conhecimento zero”. É um meio pelo qual uma parte (o provador) pode provar à outra parte (o verificador) que uma determinada afirmação é verdadeira, SEM transmitir qualquer informação além do fato de que a afirmação é realmente verdadeira. Na essência, é trivial provar que alguém possui conhecimento de certa informação, simplesmente revelando-a. O desafio é provar tal posse do conhecimento sem revelar a própria informação, qualquer parte dela ou qualquer informação adicional. A ZKP resolve um grande desafio da sociedade moderna que é “confiança”, permitindo fazer negócios e qq tipo de transação não-financeira com total segurança e transparência, mantendo a privacidade e sem precisar confiar na outra parte.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Apoiados nos conceitos teóricos do ZKP desenvolvidos por matemáticos, usando fortemente conhecimentos probabilístico e lógica, a turma da computação e os “coders” desenvolveram os sistemas modernos de criptografia, sem os quais não haveria as soluções atuais que usam o blockchain e nos levarão a economia digital. Apenas para citar algumas aplicações: 1) Votação: sistemas baseados em ZKP podem provar que você votou, sem revelar seu voto - nota: as urnas eletrônicas brasileiras estão a anos luz dessa tecnologia, infelizmente. Tentei trazer para o Brasil um sistema assim, da VOATZ (https://voatz.com) para eleição de conselheiros de fundos de pensão, mas estava muito avançado para a época; 2) Identidade: você pode entrar num website sem que sua senha seja guardada no sistema dele, pode provar que você esta autorizado a entrar num prédio, sem mostrar sua carteira de identidade, conforme já é possível com o EarthID (https://www.myearth.id), com isso seus dados ficam totalmente protegidos; 3) Validar transações financeiras: sem revelar dados da carteira digital que originou a transação, sem dizer para qual outra carteira digital o $$$ foi enviado ou mesmo quanto $$$ mudou de mãos, a operação pode ser registrada no blockchain combatendo fraudes. No vídeo abaixo (em inglês) cinco níveis de explicação sobre o que é o ZKP mostrando desde uma criança até um PHD entendendo o conceito.
CONCLUSÃO:
Se quiser saber para onde vão os fundos de pensão, comece a se inteirar sobre esses e outros conceitos por trás do blockchain e da economia digital. O futuro imaginado lá atrás para 2020, com pequeno delay, aos poucos vai se tornando realidade:
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário