segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

TE CONTEI? A DIFERENÇA RAIZ ENTRE O ATUAL SISTEMA FINANCEIRO CENTRALIZADO E AS NOVAS FINANÇAS DESCENTRALIZADAS (DEFI) ESTÁ MESMO É NO “CONTROLE”

 



De SãoPaulo,SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

As notícias estampadas ontem nas principais mídias de notícias financeiras é mais uma prova de que toda a parafernália de controle das autoridades bancárias mundo afora é absolutamente ineficaz para controlar malfeitos. Entre os anos de 1940 e 2010 um banco suíço, o Credit Suisse, abriu pelo menos 18.000 contas bancárias e movimentou ao menos US$ 100 bilhões para toda sorte de corruptos e criminosos cuja atuação seria obvia para qualquer um que submetesse os nomes dos titulares das contas a um simples teste de verificação de antecedentes. Não é caso isolado, em 2020 veio à tona numa matéria da Reuters um escândalo global envolvendo a movimentação suspeita de mais de US$ 2 trilhões durante duas décadas (1999 e 2017) por bancos como Barclays, HSBC, Deutsche Bank, JP Morgan Chase, Bank of New York Mellon e outros. Isso nivela os bancos atuais com as críticas que se faz à operações com cryptomoedas que não seguiriam regras de AUM – Anti-Money Laundry e KNY – Know Your Client. A diferença é que as operações com cryptomoedas ficam registradas em blockchains públicos tornando visíveis os eventuais casos de corrupção e injustiças e podendo ser rasteadas não apenas pelas autoridades, mas por qualquer um, conforme escrevi em um post recente: aqui.

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Funcionando com infraestrutura baseada em redes de blockchain, o novo sistema financeiro que vem emergindo possui como principal característica a descentralização, por isso tem sido denominado em inglês de DeFi – Descentalized Finance. Como consequência da descentralização não é possível a ninguém, nenhum pessoa, governo, empresa ou organização, exercer isoladamente seu controle. Um episodio ocorrido nos últimos dias ilustra bem isso. Tentando sufocar financeiramente o movimento dos caminhoneiros no Canadá, a corte superior de justiça de Ontario ordenou que um provedor de carteiras digitais chamado Nunchuk congelasse as bitcoins de seus usuários, os impedisse de movimentar os recursos e os identificasse. A resposta (acima), com toques de ironia sobre o funcionamento dessa nova tecnologia, foi divulgada no Twitter ontem e vale a pena conhecer.

 

CONCLUSÃO: 

O embate em torno do novo sistema financeiro que está chegando não trata verdadeiramente de desenvolver mecanismos para apanhar os caras maus, os corruptos, os bandidos e afins, a grande questão gira mesmo é em torno de quem consegue controlar quem.  


Grande abraço,

Eder.

  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.