terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

TE CONTEI? O MELHOR MOMENTO PARA OS FUNDOS DE PENSÃO PENSAREM O QUE PODERÃO FAZER NO METAVERSO É AGORA



 

De São Paulo, SP.


 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

A Microsoft adquiriu por US$ 68,7 bilhões a Activision, sua terceira e maior empresa de games que custou 2,5 vezes mais do que pagaram pelo LinkedIn e tem por objetivo acelerar sua entrada no metaverso. No momento em que até o Facebook muda o nome para Meta se reposicionando, afinal, que papel os fundos de pensão poderão desempenhar no metaverso?    

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Ainda é cedo para dizer, mas já dá para enxergar algumas possibilidades. Vamos lá, a primeira oportunidade pode ser na área de investimentos mesmo, no caso, compra e aluguel de imóveis virtuais. Pessoas físicas e empresas tem comprado terrenos no metaverso pagando milhares de dólares, dependendo da localização - perto do imóvel virtual de marcas famosas como Nike, PWC (até tu Brutus?) e outras. Um fundo de investimentos em imóveis virtuais e NFTs chamado Republic Realm pagou recentemente US$ 4,3 milhões por 2.500 lotes em 19 mundos virtuais e até um país (Barbados) abriu uma embaixada no metaverso. As “propriedades virtuais” podem ter aplicações práticas, por exemplo, em tempos de Covid -19 podem ser usadas para o atendimento virtual a participantes através de um avatar que tanto pode ser virtual como ser uma pessoa física interagindo em tempo real do outro lado. Outra oportunidade seria misturar educação financeira com planejamento, o metaverso pode permitir que os participantes vivam experiências e tomem decisões financeiras através de “gamificação”, sem ter que arriscar seu dinheiro real. Uma terceira oportunidade seria os fundos de pensão oferecerem aos seus participantes serviços de custódia e investimentos (trading) em cryptomoedas, stablecoins e nos vários ativos virtuais. Uma quarta oportunidade seria a realização de reuniões pelos próprios empregados do fundo de pensão, abaixo tem um vídeo interessante da Meta (ex-Facebook) sobre uma reunião no futuro do trabalho.



CONCLUSÃO: 

Ainda estamos há alguns anos da adoção em massa do metaverso pelo publico em geral, mas da mesma forma que ter um website hoje é imprescindível, será inevitável que os fundos de pensão tenham em breve presença em determinados mundos virtuais. Aliás, podemos até inferir que os próprios websites dos fundos de pensão e empresas, darão lugar a espaços no metaverso. 


Grande abraço,

Eder.


 

Fonte: “Banking on the metaverse”, escrito por Dharmesh Mistry

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.