De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Sir Arthur Eddington, um astrofísico inglês, contava a história de um cientista envolvido no estudo do tamanho dos peixes. Apanhados numa tarrafa, os peixes eram medidos um a um. Depois de medir todos os peixes coletados, o cientista concluía haver um tamanho mínimo de peixe no oceano. Mas o que determinava o tamanho dos peixes aferidos era a largura da malha da rede, os pequeninos, por terem escapado, não foram medidos. Essa analogia fornece um exemplo concreto de um fenômeno que, rotineiramente, afeta a todos nós de modo mais sutil. O quê e como escolhemos medir algo, afeta a conclusão a que chegamos. Um website pode medir facilmente as vendas e cliques em suas páginas para aferir resultado, mas deixar de medir coisas como nível de confiança e satisfação, métricas que no longo prazo podem ser muito mais relevantes. Acurácia e relevância tendem a ser muito mais confundidas do que pensamos. Uma medida precisa, reprodutível e facial de fazer, não significa que é a melhor, muitas vezes uma medida menos precisa, está mais bem relacionada ao seu objetivo, sendo, portanto, o caminho preferível. As escolas, por exemplo, costumam focar em provas e exames que medem treinamento, negligenciando a medida da educação alcançada.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Quando a taxa de juros sobe muito, títulos de renda fixa começam a se comportar como renda variável e investir em títulos com duration mais curta passa a ser melhor do que em títulos com duration mais longa porque a diversificação se torna incapaz de atuar contra a volatilidade dos mercados. Quando tudo caminha normalmente ninguém se preocupa com os investimentos, mas quando há uma crise econômica ou a inflação foge do controle, quando as condições do mercado mudam, todos querem falar sobre política de investimentos. Ainda vamos passar por muitas crises nos próximos 20 anos, então, ao invés de apenas ajustar os portfolios, deveríamos ver o momento atual como uma época de aprendizagem, de entender coisas como ESG, Crypto, NFT. Mostre ao conselho, em tempo real: como criar uma carteira digital, Metamask, Ledger ou qq outra, abra uma conta na Coinbase, Binance ou qq corretora de cryptos, compre uma NFT, transfira algumas cryptomoedas de uma carteira para outra, isso não vai te custar tanto dinheiro e os conselheiros só vão entender essas coisas quando eles mesmos fizerem isso. O nível de aceitação dos ativos digitais aumentou, países e instituições estão ficando mais confortáveis, mas ainda há muita curiosidade: é investimento de longo prazo? De curto prazo? Construir portfolios diretamente ou investir via ETF, fundos de VC e private equity? Os conselhos precisam estar à frente da curva, entender, aprender para onde estão caminhando as classes de ativos digitais e assim estar preparados. Caso precisem se mover nessa direção, terão a capacidade de poder fazê-lo imediatamente.
CONCLUSÃO:
Isso também vale para ESG, que significa coisas diferentes para pessoas diferentes, mas não é difícil compreender. As maiores emissões de carbono vêm da cadeia de suprimentos, então, reverter as mudanças climáticas é falar também de reduzir desperdício, como esse da foto: pêras colhidas na Argentina, embaladas na Tailândia, vendidas nos EUA. Traga ESG e o mundo para dentro dos conselhos.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: How totally to your client about ESG, Crypto and NFT– Webinar da WealthManagement.com |Sketchplanations - Danny B|
Credito de Imagem: Radu Paramariu; Headhunter in Supply Chain.
Nenhum comentário:
Postar um comentário