De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
“Pera aí, preciso fazer meu BeReal!”. Essa frase vem interrompendo um monte de bate-papos entre os jovens da GenZ nas últimas semanas. Meu espírito curioso e meu FOMO (fear of missing out) me convenceram a baixar o app e ... achei o máximo. Para os não iniciados, BeReal é a mais nova plataforma de mídia social, ela solicita uma vez por dia, em horários escolhidos aleatoriamente, que o usuário tire uma foto instantânea, em no máximo dois minutos após receber uma notificação. O app captura a visão das duas câmeras do celular, da frente e de trás, e compartilha imediatamente o resultado com seus amigos.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
O BeReal é apenas a mais recente de uma longa lista de tentativas de escapar das pressões das mídias sociais, através .... das mídias sociais. Aplicativos como HujiFilm e David’s Disposables surgiram para resgatar uma época pré-Iphone quando, uma vez revelada, não podíamos voltar atras, olhar a foto, editá-la ou tirar outra melhorada. Plataformas como o TikTok, surgiram sob o manto da autenticidade, para mostrar como realmente somos, mas até o TikTok tem filtros. Todos estão exaustos, cansados de reeditar, de retocar e de reinventar-se toda vez que querem postar suas fotos e vídeos. Por isso, o BeReal é libertador, sem opção de foto perfeita, sem momento ideal, sem retoques na aparência, no ambiente, sem acrescentar efeitos visuais, é apenas você, emboscado amigavelmente na sua vida real, no seu espaço cotidiano, comum, igual a todos os mortais. Sem mostrar nº de seguidores, é revigorante ver sua amiga mais patricinha ali na frente da máquina de lavar roupa, sem nenhum glamour, como qualquer dona de casa. O app mostra e nos lembra diariamente que a vida é mais do que vídeos e fotos que valem a pena postar e mostra isso pra todo mundo.
CONCLUSÃO:
As mídias sociais pintam um retrato altamente impreciso, nos fazendo cair na armadilha de pensar, baseados em fragmentos retocados dos melhores momentos dos nossos amigos, que todos estão levando uma vida muito mais interessante do que a nossa. Paradoxalmente, a concepção desse app virtual vem para resgatar o mundo real. Quanto aos fundos de pensão, bem, se o seu está tirando uma foto olhando os participantes apenas para frente ou apenas para trás e ainda por cima retoca essa foto - sabe aquele video do aposentado que deu tudo certo? - provavelmente não está refletindo o mundo real.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: is BeReal - A Social MediaApp Without Filters - Coming for Instagram's Throne?, escrito por Grace McCarty
Nenhum comentário:
Postar um comentário