sexta-feira, 27 de maio de 2022

TE CONTEI? O SURGIMENTO DO “PARTICIPANTE DE VAREJO” E PARA ONDE PODE ESTAR CAMINHANDO O MODELO DE NEGÓCIOS DE ALGUNS FUNDOS DE PENSÃO





De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Com tanta inovação rolando por aí o maior desafio para apontar a proa dos fundos de pensão em direção ao futuro é saber onde focar e qual problema atacar primeiro. Isso vai depender do modelo de negócios de cada um, de onde vem a receita, qual o setor de atuação – empresas privadas? famílias? setor publico? A maioria dos modelos de negócio dos fundos de pensão está construída hoje em torno da escala, em alavancar retornos de um pool de recursos, baseado em decisões centralizadas. Abstraindo a contrapartida de contribuições das patrocinadoras, os indivíduos recorrem aos fundos de pensão para intermediar seus investimentos de longo prazo porque, em tese, a escala lhes é benéfica, também porque regras impedem a tentação de acessar o $$$ no curto prazo. E se começássemos a vislumbrar uma mudança nesse modelo onde o produto é um conjunto de regras de acesso ao $$$ e investimentos centralizados (o plano), para outro no qual o objetivo é facilitar os investimentos individuais e customizar as regras de acesso?


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Com todos presos em casa diante das telas, acesso fácil a informação via chats, grupos de discussão e comercio fechado deixando $$$ extra no bolso, o Covid-19 causou a entrada de uma enxurrada de investidores amadores no mercado, tipo Reddit-GameStop-RobinHood, a maioria jovens investidores que só viu uma bizarra subida do mercado em 2020 e 2021 - cryptos, commodities, ações, petróleo - e investiu com visão de ganhos imediatos, aproveitando a volatilidade. Isso criou uma tempestade perfeita, cujos efeitos vemos agora em 2022 com mercados desabando, guerra e recessão no horizonte. Assim que a poeira dos altos ganhos imediatos baixar nos próximos anos, teremos a oportunidade de direcionar esses investimentos de varejo para o longo prazo, mas para isso os fundos de pensão terão que usar muita tecnologia, oferecer a hiper-personalização dos investimentos e engajar os participantes diretamente na escolha de suas alocações, quem sabe, através de “pensionfluencers” da mesma forma que já existem hoje os stockfluencers no TikTok.


CONCLUSÃO: 

Em 2025, graças às transferências de herança entre gerações, 60% da riqueza no Reino Unido estará na mão de mulheres que tradicionalmente não se preparam para cuidar do $$$ da família. Essa transferencia ocorrera lá, aqui e no mundo todo. Por que os fundos de pensão (do futuro) não poderiam oferecer apoio na gestão individualizada e (des)investimento desses e de outros recursos? 


Grande abraço,

Eder.


Fonte: The Rise of Retail Investor, FT - Financial Times


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.