De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Na era digital, grande parte da comunicação acontece por meio de palavras e textos transmitidos online, com isso, a tipografia vem ganhando destaque. Originada das palavras gregas “typos”, que significa forma e “graphein”, que significa escrita, tipografia é o nome dado atualmente ao estudo, criação e aplicação de caracteres, etilos, formatos e disposição visual das palavras. Só que em tempos de fake news, as pessoas confiam cada vez menos naquilo que leem, na competência e na ética de quem escreve.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Estudos de neuromarketing mostram que os sentimentos provocados no consumidor mudam baseados no tipo de letra que você usa. Portanto, escolher a fonte correta importa para sua marca. Através do tipo de letra, pode-se transmitir confiança, honestidade, sinceridade, relevância, proeminência etc. De acordo com a CITE Research, 65% dos consumidores disseram que palavras pequenas e legíveis tornam uma instituição financeira mais confiável. Já no título da capa do livro "Revolucionando os Conselhos dos Fundos de Pensão", usei uma fonte chamada "Sans Forgetica", que foi cientificamente desenhada para ser difícil de ler. Usando princípios de psicologia e técnicas de desenho tipográfico, a fonte cria uma condição neurológica conhecida por “dificuldade desejável”: obstrução de um processo de aprendizado, que para ser concluído requer um considerável, mas desejável, nível de esforço, consequentemente, melhora a retenção e a recordação da informação. Diferentemente das fontes convencionais, o visual distinto da Sans Forgetica leva os leitores a se deterem por um período maior em cada palavra, fornecendo ao cérebro mais tempo para se engajar, permitindo um processamento cognitivo mais profundo da informação, o que aumenta a retenção das mensagens. Na imagem abaixo voce verá em preto & branco a 1ª letra de várias marcas: me diz aí, o tipo de letra é ou não importante?
CONCLUSÃO:
Pois é, da mesma forma que o neuromarketing está avançado, precisamos avançar em direção ao futuro dos fundos de pensão.
Grande abraço,
Eder.
Fonte: "The science behind the emotional impact of type", webinar da Neurons Inc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário