quinta-feira, 19 de maio de 2022

TE CONTEI? ESG: JÁ FOI A VEZ DO “E”, AGORA É DO “S”, QUANDO VAI CHEGAR A VEZ DO “G” NOS CONSELHOS? ELA É A CHAVE NÃO SÓ PARA AS OUTRAS DUAS LETRAS, MAS PARA TUDO O MAIS!




De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Os fundos de pensão costumam ser os últimos da fila nas transformações do mundo corporativo, até porque nunca foram prioridade das patrocinadoras. Porém, ao passarem pelo seu momento de “grito do Ipiranga”, deveriam saber que junto com a independência, vem novas responsabilidades. Supervisionar riscos é um dos principais papeis na governança de qq conselho e questões relacionadas a ESG estão se tonando rapidamente parte dessa supervisão de riscos. Para monitorar, reportar e responder às questões ESG de forma eficaz, os conselhos deverão ter: (i) uma estrutura adequada de comitês e reportes ao conselho; (ii) expertise e experiencia adequadas; (iii) discussões relevantes e acesso as informações corretas. Um excelente “bench” para nossos conselhos deliberativos, i.e., para os fundos de pensão começarem a se preparar, é uma pesquisa feita pelo “Corporate Secretary” – uma plataforma digital de apoio a governança de conselhos nos EUA - entre dez/2021 e fev/2022.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Veja a quantas anda essa supervisão nos conselhos das empresas nos EUA: 1) em 43% das empresas a responsabilidade é do conselho inteiro e 25% das empresas contam para isso com comitês de nomeação e governança (quem foi meu aluno no curso de certificação da UniAbrapp já ouviu falar desse comitê); 2) comparado com dois anos atrás, em 80% das empresas aumentou a frequência das discussão sobre as questões ESG, pelo board todo; 3) em 47% das empresas o assunto ESG é discutido em toda reunião ou em uma reunião sim, outra não; 4) em 55% das empresas, aumentou nos últimos 12 meses o questionamento por investidores sobre a estrutura de governança e os processos dos conselhos que supervisionam ESG; 4) mais de 4 em cada 10 empresa levam em conta a capacitação em EGS ao nomearem novos conselheiros. Quem quiser acessar o resultado completa da pesquisa pode fazê-lo por esse link aqui: https://content.irmagazine.com/story/cs-esg-in-the-boardroom/ . Vai ficar cada vez mais difícil avançar nos aspectos ESG nos fundos de pensão que não contarem com uma estrutura e com processos adequados.


CONCLUSÃO: 

Talvez devêssemos colocar ordem nesse acrônimo e passar a falar de GES, ao invés de ESG, nos conselhos dos fundos de pensão. Fica a dica! 


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.