quinta-feira, 5 de maio de 2022

TE CONTEI? OS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO COMEÇAM A SER PRESSIONADOS POR AUDITORIAS RACIAIS, ESPERE DESDOBRAMENTOS PARA OS FUNDOS DE PENSÃO

 




De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Depois de empresas de diversos setores terem sido envolvidas em controvérsias raciais, o problema escalou. Na AGO de 28 de abril, 63% dos acionistas da J&J votaram a favor da proposta para que o conselho de administração da companhia contrate uma auditoria externa para avaliar e recomendar melhorias nas práticas, políticas e produtos da empresa que causam impactos raciais, indo além das questões legais e regulamentares. O proponente, a Mercy Investment Services, pediu que sejam consideradas as sugestões dos stackeholders – incluindo empregados, clientes e organizações de direitos humanos – para determinar os pontos a serem avaliados na auditoria. Tem mais: “abordar o racismo sistêmico e o prejuízo econômico que causa, requer mais do que se basear apenas nas ações e avaliações internas. Os líderes da empresa não são experts em diversidade, igualdade & inclusão e lhes falta objetividade ... sem uma ampla auditoria conduzida por terceiros, qualquer cia pode estar em risco”, escreveu a Mercy na proposta. Uauuu! Não foi à toa que a J&J esperneou e instou os acionistas a votarem contra a proposta, mas perdeu.   


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

A J&J não é caso isolado. Empresas como Facebook, Starbucks e BlackRock, já se comprometeram com tais auditorias. Em outubro passado o Citigroup concordou em contratar terceiros para efetuar uma auditoria de equidade racial do banco, seis meses depois de um nº significativo de acionistas – mas não a maioria – ter votado a favor. No próximo dia 26 de maio será a vez dos acionistas do McDonalds que vem pressionando a empresa, nesse caso, a contratar uma auditoria dos impactos de suas políticas e práticas sobre os direitos civis dos stackeholders. O McDonalds apelou até para a SEC, a CVM americana, pedindo para excluir a proposta da votação, mas a SEC não concordou com os argumentos da cia e disse que a proposta transcende simples questões de negócio. Na AGO de 2022 da Apple, 54% dos acionistas também votaram a favor de uma auditoria dos direitos civis. Questões sociais - o "S" de ESG - vão pressionar, cada vez mais os conselhos e diretorias de empresas e fundos de pensão e o ativismo de acionistas e participantes vai se mostrar mais forte do que as vontades e desejos de seus administradores. Ilude-se quem pensa o contrario.


CONCLUSÃO: 

A vida de conselheiro de empresa listada em bolsa está ficando difícil. Como pau que bate em Chico, bate em Francisco, não vai ser muito diferente com conselheiros de fundos de pensão.


Grande abraço,

Eder.


Fonte: Johnson & Johnson shareholders vote for racial impact audit, escrito por Ben Maiden 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.