quarta-feira, 25 de maio de 2022

TE CONTEI? OS SOFTWARES ESTÃO TRANSFORMANDO SILENCIOSAMENTE TODOS OS SETORES, MAS SEU POTENCIAL NÃO BENEFICIOU O MODELO DE NEGOCIOS DOS FUNDOS DE PENSÃO

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

Em 2013 Marc Andreessen - fundador do 16z um dos principais fundos de VC dos EUA – escreveu num ensaio que “os softwares estão engolindo o mundo”. De lá pra cá, nenhum segmento da economia escapou das transformações. O frenesi que a partir de 2000-2010 trouxe as fintechs e a digitalização para o sistema financeiro, melhorou nos fundos de pensão o atendimento de front-end, otimizou processos de on-boarding e disponibilizou informações na palma da mão dos participantes, com um simples click. No entanto, 30 anos adentro da revolução dos softwares, as operações e processos internos dos fundos de pensão permanecem lentas e inchadas, configurando um sistema que requer semanas para encerrar o mês, fecha nos fins de semana, cobra taxas de intermediação altíssimas e demanda alto grau de intervenção humana. Os “incumbentes” (atuais players) continuam fingindo que a vida do participante está materialmente melhor como resultado de seus esforços de “transformação digital” e essa fachada vai prolongando o uso de uma montanha de tecnologias, produtos e soluções ultrapassadas. Isso também acontece no segmento dos bancos, basta assistir a mensagem que o vídeo acima procura transmitir.


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Já estão entre nós as inovações que levarão à segurança financeira futura, mas a revolução é invisível aos olhos do publico. Trazidas por um sistema financeiro descentralizado (DeFI), novas formas de alocação de capital, transferência de valores e classes de investimentos, rodando em redes digitais descentralizadas e cryptograficamente seguras. São elas que farão descarrilhar os fundos de pensão que continuarem rodando na infraestrutura de um sistema financeiro analógico. A mudança não é visível a olho nú, não pode ser antecipada, é como substituir o motor de um carro, o impacto só pode ser percebido depois que a mudança ocorreu. Quando a economia finalmente se estabilizar, os ventos de cauda que sopram mais fortes do que nos anos 90, quando surgiu a Internet, farão crescer e se distanciar dos demais numa velocidade muito mais rápida, os fundos de pensão que foram capazes de entender isso e mudar. 


CONCLUSÃO: 

A única forma de não ficar preso no lado errado da disruptura causada pela economia digital, sem conseguir atuar novamente com previdência complementar, é através do aprendizado e busca (humilde) e permanente por conhecimento.


Grade abraço,

Eder.



Fonte: DeFi's Invisible Revolution, escrito por Chase Devens.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.