De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Seu conselho deliberativo precisa estar disposto a fazer as coisas um pouquinho diferente, se quiser descobrir quais elementos são funcionalmente melhores para os empregados e a empresa que patrocinam o fundo de pensão.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Veja alguns sinais que podem indicar a necessidade de reexaminar sua abordagem de previdência complementar: 1) entra ano, sai ano, ao longo dos últimos 20, 30 anos, você vem olhando para o mesmo tipo de plano (CD, CV, BD ou uma mistura disso) adotado por 99,99% dos fundos de pensão no mundo. Se esse é o seu caso, será que você está exposto à solução correta? Provavelmente não! A solução que você oferece pode estar entre as únicas que se vê no mercado, mas isso não significa que seja a melhor nem que continue adequada; 2) seus assessores externos estão te propondo, espontaneamente, soluções ou planos que não existem nos demais | principais fundos de pensão que eles assessoram? Caso negativo, você pode estar perdendo a oportunidade de inovar, de economizar $$$ e de oferecer um benefício mais alinhado aos seus participantes e patrocinadoras - atuais e futuros; 3) seu plano foi ou está sendo renovado para atender prontamente aos novos vínculos de trabalho, a cadeia de fornecedores da patrocinadora, as demandas das novas gerações de participantes, a economia digital? Se nem o conselho, nem a diretoria, nem os assessores externos do seu fundo de pensão, estão fazendo perguntas sobre esses e outros assuntos, procurando melhorias, ninguém está se esforçando para alinhar o plano existente com um mundo que já mudou; 4) a renda (plano+ INSS) daqueles que se aposentaram nos nos últimos 10 anos, está provendo segurança financeira para eles? Se não está funcionando para trás, não vai funcionar para a frente; e 5) projetando o aumento da quantidade de participantes, do nº de novas patrocinadoras e as despesas, seu plano será sustentável nos próximos 10 anos? Se você fizer a matemática da coisa e a resposta for não ou não tenho certeza, você precisa começar a atacar esse problema agora, antes que se torne impossível de resolver. Se a trajetória de sustentabilidade do seu plano estiver apontando para uma direção insustentável, você precisará de novas soluções p/ resolver o problema.
CONCLUSÃO:
Se é nesse cenário que você vive, talvez você precise olhar para seu plano de forma diferente, discutir novas abordagens e ideias que possam otimizar os custos, o desenho e a experiencia dos participantes do plano. Olhar de modo diferente para seu plano e estar aberto a novas alternativas e soluções é importante, dedicar tempo e envolver os altos escalões da patrocinadora nesse processo e na tomada de decisões, é imperativo. Isso leva tempo. Não espere até o 4º trimestre, comece o planejamento para 2023 agora. O trem da história não para na estação para você tomar um cafezinho ...
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário