De São Paulo, SP.
Em um relatório super interessante da IPSOS sobre as dez mega-tendencias no mundo, Simon Atkinson mostra que, ao caminharmos para um mundo cada vez mais conectado, nossa privacidade vai diminuindo a passos largos.
Os brasileiros são um dos três países onde as pessoas mais se preocupam com a privacidade dos dados sobre suas compras digitais.
Perguntadas se estavam preocupadas com o acesso das empresas às suas informações pessoais da compra de bens e serviços, feitas em sites na Internet ou por meio de posts colocados nas mídias sociais, os brasileiros ficaram em segundo lugar, perdendo apenas para os franceses e espanhóis (veja o gráfico acima).
As pessoas ainda não se deram conta de que o governo, o banco central, a receita federal, os bancos e sabe-se lá mais quem, estão tendo acesso a cada compra, local, valor, dia, mês, ano, horário (e sabe-se lá mais o quê) de cada transação individual feita através do PIX em seus celulares.
Pior, não sabem o quê, nem para quê essas informações estão sendo usadas, não sabem quem controla o controlador do acesso a esses dados e informações. Não sabem praticamente nada e estão a cada clique compartilhando seus dados alegremente, maravilhados com as novas tecnologias digitais.
Quando se derem conta, será tarde demais. Assim vai se confirmando o mundo distópico que George Orwell descreveu em seu romance "Nineteen Eighty-Four" ou simplesmente 1984, no qual os habitantes de um pais imaginário vivem sob vigilância governamental onipresente.
Assustador? Eu acho que sim.
O relatório com as dez mega-tendencias que estão redesenhando o mundo pode ser acessado através desse link: aqui ou aqui: https://lnkd.in/dtAJ4gGw
Ao ler as tendencias, sugiro que as coloque em uma perspectiva mais ampla, analisando seus desdobramentos e implicações, muitos dos quais certamente irão melhorar nossas vidas, outros, nem tanto.
Grande abraço,
Eder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário