De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
Vamos imaginar que estamos criando hoje uma startup de segurança financeira, tipo, o sucessor dos fundos de pensão. Vamos começar pelo logo porque são eles que identificam uma marca e individualmente, são a peça mais importante na construção da imagem que une consumidores e empresas. Então, vamos lá: i) Minimalista – precisa ser suuuper simples, para ser mais fácil de lembrar e de replicar; ii) “Logomotivo” – numa sociedade enamorada por vídeos, incluir animação e movimento será a evolução natural dos logos. A neurociência está aí para provar que nosso cérebro é atraído por tudo que se move, os mágicos que o digam. Ahhh, mas não dá para imprimir! Fala séééério. Num mundo digital e sustentável, quem ainda imprime alguma coisa? iii) Temático e Variável – as duas características não são idênticas e até podem ser usadas distintamente, mas fazem mais sentido quando unidas. As alterações no logo são ligadas a temas, tipo feriados, dia das bruxas e acontecimentos que fazem o seu logo estar sempre atual, fresquinho, novo, estabelecendo uma oportunidade para estar constantemente conectando o consumidor e sua marca. Tornar seu logo “variável” significa levá-lo um passo além das alterações temáticas, fazendo variar estilo, paleta de cores, tamanho, formato, tudo pode mudar desde que se mantenha alguma característica comum que possa ser identificável pelo consumidor, como o nome ou um elemento gráfico. Fazer seu logo variar também permite que ele seja diferenciado por região, adotando um tema em uma cidade ou país, por exemplo, e outro em outra(o).
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
Fatores e tendências que nos levam a criar um logo hoje podem mudar e não fazer mais sentido amanhã. Se você quer construir um logo que que ultrapasse a barreira do tempo, um logo eterno, ele precisa se adaptar e evoluir. Se quiser ter uma boa ideia de uma marca que adota todas essas características, basta olhar para o Google. Experimente pesquisar “Google Doodle” e você vai entender tudo que estamos falando aqui.
CONCLUSÃO:
A personalidade das marcas é um dos maiores fatores de sucesso dos negócios. Se a personalidade da sua marca estiver alinhada com a sua audiência, a conexão será ainda mais forte. Fundos de pensão talvez sejam um dos poucos segmentos no mundo dos negócios que acompanha o consumidor ao longo de quase toda sua vida. As pessoas mudam e evoluem – por que o logo da sua startup de segurança financeira também não deveria?
Grande abraço,
Eder.
Fonte: What the Future of Logo Design Will Look Like, escrito por Zaheer Dodhia
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