quinta-feira, 4 de novembro de 2021

TECNLOGIAS QUE VÃO VIRAR TUDO DE CABEÇA PARA BAIXO, INCLUSIVE OS FUNDOS DE PENSÃO




De São Paulo, SP.


Participando aqui do “Bloomberg Financial Innovation Summit” acabei de assistir o painel “Beyond the Headlines: Building the Digital Future”.


Já estava meio zonzo depois de ouvir o Michael Saylor, Chairman e CEO da MicroStrategy falar sobre como o BTC (bitcoin) vai tomar o lugar do ouro como reserva de valor nos próximos 3 anos. O BTC foi reconhecido pelas autoridades como um ativo, então pode ser guardado e trocado, o que é diferente de um meio de pagamento como uma moeda digital.


Uma loucura o que está rolando no espaço do blockchain, da crypoeconomia - que é diferente da economia digital - e das finanças descentralizadas ou DeFi. 


Nota: cryptoeconomia é baseada em cryptografia (anonimato), há sigilo dos dados, enquanto na economia digital, não necessariamente. O pix tupiniquim é a melhor forma de enxergar isso: governo, receita federal e bancos têm acesso a todas as suas transações financeiras feitas via pix, isso não acontece com as transações feitas com cryptomoedas, NFTs e cia via wallets (carteiras digitais). Xô estado orwelliano!


Por trás disso tudo o blockchain e o conceito de zkp – zero knowledge proof, que permitem partilhar uma informação sem partilhar os dados por trás dela. Como assim?


Exemplo 1: se, por engano, você manda pela Internet um e-mail com informações confidenciais para o Eder “X” ao invés de mandar para mim, Eder Silva, ficará exposto com o recipiente errado recebendo seus dados, mas se mandar essas informações usando a tecnologia de blockchain, o recipiente só poderá acessar os dados se tiver uma chave criptografada, coisa que nem o Eder “X” nem ninguém mais terá. Além disso, tanto você como eu seremos apenas chaves cryptogravadas, bits e bytes sem nomes grudados neles.


Exemplo 2: Quando você entra num website precisa digitar sua senha, que será confrontada com aquela em posse do website para autorizar seu acesso. Sua senha pode ser vazada, vendida, roubada ... aplicando o conceito de “zero knowledge proof”, o webite não precisará ter sua senha para saber que você está autorizado a acessar o site. 


Complicado? Para entender melhor leia esse artigo que escrevi em 2019 sobre a aplicação do blockchain e zkp no campo da identidade digital. Link: aqui ou: https://lnkd.in/gTuZfuSs


Grande abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.