segunda-feira, 1 de novembro de 2021

O MERCADO DE FUNDOS DE PENSÃO MULTIPATROCINADOS PODERIA SER ALAVANCADO POR PLANOS DE CONTRIBUIÇÃO DEFINIDA COLETIVOS

 


De São Paulo, SP.

 

 

1970 a 2000 – O primeiro fundo de pensão múltiplo no Brasil foi o FPM – Fundo de Pensão Montrealbank, criado por um banco canadense ali pelos idos de 1979, que devido a consolidação do sistema financeiro passou ao controle do Banco CCF, depois do HSBC e atualmente opera sob o guarda-chuvas do Bradesco.

 

Os demais fundos múltiplos foram criados a partir do início da década de 90, impulsionados pela estabilização da economia que forçou os bancos a buscarem recomposição da receita perdida com a queda da inflação e ao movimento de terceirização que atingiu as empresas. Caso do Multiprev (ex-Citibank), BB Previdência (Bco. do Brasil), Icatu FPM, Itaú FM e outros. 

 

2000 a 2020 – Os fundos múltiplos, hoje chamados multipatrocinados, criados por bancos e seguradoras independentes tinham como alvo oferecer planos de previdência complementar para empresas médias e pequenas. Cresceram com os movimentos de privatização e M&A que afetaram setores inteiros levando a “spin-off’ e venda de unidades de negócios, caso do setor farmacêutico, da indústria química, de energia elétrica, telecom etc. O problema é que 10 entre 10 planos administrados pelos fundos multipatrocinados são customizados para atender os objetivos das empresas clientes (patrocinadora). A falta de padronização impõe um custo administrativo mais alto e prejudica a escala dos investimentos, porque pulveriza o pool de ativos tendo cada plano sua política própria de investimentos.

 

2020 em diante – Olhando para o norte, mais especificamente o Reino Unido (artigo: aqui) vemos um frenético movimento de consolidação de planos de previdência complementar que ocorre com a transferência de planos anteriormente criados pelas empresas em fundos próprios, para planos CD coletivos administrados por fundos multipatrocinados. Essa consolidação ocorre lá meio que forçada pelo aperto da regulamentação, que vem fechando o cerco em torno das taxas de administração mais elevadas nos planos menores. Quem sabe nossos multipatrocinados não se inspiram nessa toada e saem do marasmo, criando algo novo aqui na Terra de Santa Cruz? 


Fica a dica.


Grande abraço,

Eder.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.