De São Paulo, SP.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO:
No dia 31 de maio de 2009 o Airbus 330 da Air France matrícula fox golf zulu charlie papa decolou às 19h29 do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção a Paris. Exatamente três horas e quarenta e cinco minutos depois de decolar, às 23h14 o A330 que fazia o voo AF447 atingiu a superfície do oceano atlântico. No vídeo do seu canal Aviões e Música, no Youtube, o Lito de Souza conta a sequência de eventos que levou um avião de ultima geração, em pleno voo de cruzeiro, a perder o controle e se acidentar em apenas 4 minutos e 23 segundos. Link aqui: "https://youtu.be/Wnh_RhK4qas"
POR QUE ISSO É IMPORTANTE:
A busca pelas “caixas pretas”, fundamentais para decifrar o que havia ocorrido, começaram no dia seguinte ao desaparecimento do avião, mas repousando a 3.500 metros de profundidade no fundo do mar, a busca seria um desafio monumental. Como acontece com todas as caixas pretas, trinta dias após o acidente as baterias que emitiam sinais para facilitar sua localização, deixaram de funcionar. Dois anos se passaram e US$ 60 milhões haviam sido gastos, mas nada de achar nem o avião, nem as caixas pretas. Foi então que o B.E.A. - Bureau d'Enquêtes et d'Analyses pour la Sécurité de l'Aviation, órgão equivalente ao nosso CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, resolveu chamar um grupo de matemáticos e estatísticos para ajudar. Em apenas duas semanas, usando “Inferência Bayesiana (IB)” eles acharam os destroços do avião e as caixas pretas. A IB é uma extensão da estatística bayesiana e da inferência estatística. Resumidamente, trabalha com modelos probabilisticos para determinar a distribuição de dados, tendo por base as observações de apenas uma parte dos dados dessa distribuição, no caso, os locais onde apareceram boiando na superfície do mar algumas partes do avião. O gráfico na figura acima, reproduzido do relatório final do acidente, mostra a impressionante precisão com que os matemáticos calcularam a região onde o avião deveria estar, definido pelo círculo preto na figura e no ponto banco, bem no centro, o local onde os destroços foram encontrados.
CONCLUSÃO:
A investigação do acidente com o AF447, graças as caixas pretas, resultou num relatório com 12 recomendações voltadas para salvar vidas evitando novos acidentes. Assim como a matemática e a estatística, a atuaria (que se baseia em ambas), é fundamental para a gestão de riscos de toda sorte. Lembre-se desse singelo exemplo e não deixe de poupar para ter um futuro mais seguro, salve. voce mesmo dos imprevistos.
Grande abraço,
Eder.
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