quarta-feira, 17 de novembro de 2021

TE CONTEI? QUANDO VOCÊ ESTIVER EM DÚVIDA SE A MATEMATICA, A ESTATISTICA E A ATUARIA, PODEM SALVAR VIDAS, LEMBRE-SE DO VOO AF447

 


De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

No dia 31 de maio de 2009 o Airbus 330 da Air France matrícula fox golf zulu charlie papa decolou às 19h29 do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em direção a Paris. Exatamente três horas e quarenta e cinco minutos depois de decolar, às 23h14 o A330 que fazia o voo AF447 atingiu a superfície do oceano atlântico. No vídeo do seu canal Aviões e Música, no Youtube, o Lito de Souza conta a sequência de eventos que levou um avião de ultima geração, em pleno voo de cruzeiro, a perder o controle e se acidentar em apenas 4 minutos e 23 segundos. Link aqui: "https://youtu.be/Wnh_RhK4qas"


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

A busca pelas “caixas pretas”, fundamentais para decifrar o que havia ocorrido, começaram no dia seguinte ao desaparecimento do avião, mas repousando a 3.500 metros de profundidade no fundo do mar, a busca seria um desafio monumental. Como acontece com todas as caixas pretas, trinta dias após o acidente as baterias que emitiam sinais para facilitar sua localização, deixaram de funcionar. Dois anos se passaram e US$ 60 milhões haviam sido gastos, mas nada de achar nem o avião, nem as caixas pretas. Foi então que o B.E.A. - Bureau d'Enquêtes et d'Analyses pour la Sécurité de l'Aviation, órgão equivalente ao nosso CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, resolveu chamar um grupo de matemáticos e estatísticos para ajudar. Em apenas duas semanas, usando “Inferência Bayesiana (IB)” eles acharam os destroços do avião e as caixas pretas. A IB é uma extensão da estatística bayesiana e da inferência estatística. Resumidamente, trabalha com modelos probabilisticos para determinar a distribuição de dados, tendo por base as observações de apenas uma parte dos dados dessa distribuição, no caso, os locais onde apareceram boiando na superfície do mar algumas partes do avião. O gráfico na figura acima, reproduzido do relatório final do acidente, mostra a impressionante precisão com que os matemáticos calcularam a região onde o avião deveria estar, definido pelo círculo preto na figura e no ponto banco, bem no centro, o local onde os destroços foram encontrados.  


CONCLUSÃO: 

A investigação do acidente com o AF447, graças as caixas pretas, resultou num relatório com 12 recomendações voltadas para salvar vidas evitando novos acidentes. Assim como a matemática e a estatística, a atuaria (que se baseia em ambas), é fundamental para a gestão de riscos de toda sorte. Lembre-se desse singelo exemplo e não deixe de poupar para ter um futuro mais seguro, salve. voce mesmo dos imprevistos.


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.