quarta-feira, 10 de novembro de 2021

TE CONTEI? O CAMINHO PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL PODE ESTAR NO ENGAJAMENTO DAS NOVAS GERAÇÕES COM SEUS PLANOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

 



De São Paulo, SP.


O QUE ESTÁ ACONTECENDO:  

Agora de manhã foi ao ar um evento organizado pelo FT Live junto com o Société Générale - um dos maiores bancos da Europa, criado em 1864 - e a revista Pensions Expert, especializada em fundos de pensão no Reino Unido, pertencente ao Financial Times. O evento chamado “Retirement Strategies Briefing”, algo como Estratégias de Aposentadoria, focou na pergunta: "Será que existe um excesso de opções nos planos de previdência complementar corporativos?". A preocupação tem a ver com a possibilidade, num ambiente de risco crescente, dos participantes de planos CD escolherem a alocação do $$$ em perfis de investimentos oferecidos pelos planos de contribuição definida. 


POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

Seguem as 4 frases que achei mais emblemáticas nos debates de hoje: (1) “O problema principal dos planos CD nem é a lacuna da educação financeira, o maior desafio da previdência complementar é a falta de engajamento dos participantes”; (2) “Conseguir com que as pessoas se preocupem não apenas em obter retorno, mas com que se envolvam com suas poupanças de aposentadoria, seria um grande avanço”; (3) “No nível individual, investir o dinheiro do seu plano de previdência complementar levando em consideração os aspectos ESG, é 20 vezes mais eficiente para tornar o mundo mais sustentável do que comprar um carro elétrico”; e (4) “Os participantes dos planos de previdência não vão sofrer com os impactos da atual crise inflacionaria porque os planos são indexados. Considerando que 47% querem que ESG seja levado em consideração nos investimentos, se os planos não fossem indexados, talvez os participantes fossem mais exigentes em exigir uma agenda ESG”.  


CONCLUSÃO: 

A falta de engajamento das pessoas com a previdência complementar, realmente, está na origem da maioria dos problemas atuais dos fundos de pensão. Isso tende a mudar com a Gen Z pelo simples fato de a sustentabilidade estar no topo da agenda dessa nova geração e deles estarem começado a poupar tão cedo como aos 20 anos de idade. Logo, logo, unirão os pontos e perceberão que o caminho para mudar o status quo está nas mãos dos donos do $$$ dos fundos de pensão. 


Grande abraço,

Eder.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.