sábado, 25 de dezembro de 2021

TE CONTEI? A BAIXA COBERTURA DOS PLANOS DE PREVIDENCIA CORPORATIVOS DIZ MUITO SOBRE O MODELO DE NEGOCIOS ATUAL DOS FUNDOS DE PENSÃO




De São Paulo, SP.

 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO: 

As grandes transformações não acontecem da noite para o dia, elas são o resultado acumulado de mudanças que vão se impondo ao longo do tempo, por isso é tão difícil enxergá-las com antecedência, por isso é tão importante acompanhar as tendências. Quando as mudanças finalmente acontecem, temos a impressão de que foi tudo de repente. Vários fatores contribuem para ser assim e um dos mais marcantes tem a ver com os erros de percepção que as pessoas cometem sobre o mundo a sua volta, conforme deliciosamente explorado por estudos conduzidos todo ano por um instituto de pesquisas britânico chamado IPSOS MORI, intitulados “Os Perigos da Percepção” (escrevi sobre isso aqui:http://nkl2.blogspot.com/2018/07/ninguem-e-tao-cego-quanto-aquele-que.html)

 

POR QUE ISSO É IMPORTANTE: 

O modelo de negócios dos fundos de pensão vai caminhando para quase um século de existência, no entanto, parece incapaz de atender a maioria dos trabalhadores, não apenas no Brasil, mas também no seu país de origem. Quase 60% das pessoas nos EUA (gráfico acima), a Meca dos fundos de pensão, não participam de um plano de previdência complementar corporativo, no Brasil pode colocar 80% aí numa boa. A fadiga de material, a exaustão do modelo, se acentuou nos últimos anos e dentre os motivos (que são vários) está a morte da aposentadoria que vem acontecendo lentamente nos últimos 15 anos – escrevi sobre isso em 2007 num artigo no Valor Econômico (https://www.scribd.com/document/45957605/A-morte-lenta-da-aposentadoria-os-homens-e-o-sapo-Oct2007-ValorOnline) – e se acentuou recentemente. As iniciativas de alguns fundos para se reinventar são importantes e louváveis, mas individualmente não serão capazes de mudar o curso da história de um segmento inteiro da economia, não sozinhos, não no tempo disponível. Para isso, será necessário um esforço coletivo do setor privado, apoiado pelo governo, pela área acadêmica e por que não incluir também, alguns futurologistas e visionários da tecnologia.       

 

CONCLUSÃO: 

As novas gerações vêm resgatando o conceito do coletivo, do grupo, do social, da união das pessoas em torno de objetivos comuns, de propósitos, de valores. Será que precisaremos esperar eles assumirem o comando para concluirmos, por exemplo, que a solução da segurança financeira futura não está em planos CD, construídos na era do individualismo???


Grande abraço,

Eder 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cuidados na Portabilidade

Hora no Mundo?

--------------------------------------------------------------------------

Direitos autorais das informações deste blog

Licença Creative Commons
A obra Blog do Eder de Eder Carvalhaes da Costa e Silva foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Com base na obra disponível em nkl2.blogspot.com.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em http://nkl2.blogspot.com/.

Autorizações


As informações publicadas nesse blog estão acessíveis a qualquer usuário, mas não podem ser copiadas, baixadas ou reutilizadas para uso comercial. O uso, reprodução, modificação, distribuição, transmissão, exibição ou mera referência às informações aqui apresentadas para uso não-comercial, porém, sem a devida remissão à fonte e ao autor são proibidos e sujeitas as penalidades legais cabíveis. Autorizações para distribuição dessas informações poderão ser obtidas através de mensagem enviada para "eder@nkl2.com.br".



Código de Conduta

Com relação aos artigos (posts) do blog:
1. O espaço do blog é um espaço aberto a diálogos honestos
2. Artigos poderão ser corrigidos e a correção será marcada de maneira explícita
3. Não se discutirão finanças empresariais, segredos industriais, condições contratuais com parceiros, clientes ou fornecedores
4. Toda informação proveniente de terceiros será fornecida sem infração de direitos autorais e citando as fontes
5. Artigos e respostas deverão ser escritos de maneira respeitosa e cordial

Com relação aos comentários:
1. Comentários serão revisados depois de publicados - moderação a posteriori - no mais curto prazo possível
2. Conflitos de interese devem ser explicitados
3. Comentários devem ser escritos de maneira respeitosa e cordial. Não serão aceitos comentários que sejam spam, não apropriados ao contexto da dicussão, difamatórios, obscenos ou com qualquer violação dos termos de uso do blog
4. Críticas construtivas são bem vindas.




KISSMETRICS

 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License.